Imagem da notícias

Presidente do INSS pede demissão após operação da PF - LFTV

24 de abril de 2025

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, entregou seu pedido de exoneração do cargo nesta quarta-feira (23), após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). A ação investiga suspeitas de irregularidades nos descontos de mensalidades associativas feitos diretamente nos benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões.

A operação deflagrada incluiu buscas no gabinete e na residência de Stefanutto. Diante da gravidade do caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a demissão imediata do chefe do INSS. Apesar disso, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, teria tentado postergar a saída, defendendo que a exoneração fosse realizada em um momento mais oportuno.

De acordo com a Polícia Federal, entidades sindicais estariam envolvidas na cobrança indevida de aproximadamente R$ 6,3 bilhões de beneficiários da Previdência entre 2019 e 2024. Um dos principais alvos da investigação é o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. A entidade tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula.

A operação resultou no afastamento de seis servidores públicos, na execução de 211 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão, além da expedição de seis mandados de prisão temporária. As ações ocorreram em Brasília e em outros 13 estados.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV