Imagem da notícias

Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no CNU - LFTV

29 de abril de 2025

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou, nesta sexta-feira (28), a nomeação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 3.114, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, e beneficia 16 órgãos e entidades da administração pública federal.

As nomeações ocorrerão apenas para os cargos que não exigem curso de formação como etapa do certame. Segundo o MGI, a previsão é de que as primeiras convocações sejam publicadas a partir de maio. As vagas contempladas abrangem cargos de níveis médio e superior distribuídos entre os oito blocos temáticos do concurso.

De acordo com informações da Agência Brasil, os cargos autorizados incluem funções de analista, técnico, especialista e pesquisador, em áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas.

Entre os órgãos que iniciarão a convocação dos aprovados estão os ministérios da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e Planejamento, além de autarquias e fundações como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU).

A autorização se baseia na Lei Orçamentária Anual de 2025, já sancionada, que garante os recursos financeiros para a nomeação dos novos servidores.

CNU: o “Enem dos Concursos”

Realizado em 18 de agosto de 2024, o CNU foi criado com o objetivo de ampliar o acesso da população às vagas no serviço público federal. A seleção reuniu 2.144.397 inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos, com remunerações que variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71. Cerca de 1 milhão de candidatos compareceram às provas aplicadas em 218 municípios brasileiros.

A ministra Esther Dweck já confirmou a realização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado para o segundo semestre de 2025.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV