5 de maio de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (4) que autorizou o Departamento de Comércio e o Representante Comercial dos EUA (USTR) a aplicar uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora do país. A medida, segundo ele, visa proteger a indústria cinematográfica americana, que estaria sendo prejudicada por incentivos oferecidos por governos estrangeiros.
Em publicação feita nas redes sociais, Trump afirmou que as produções internacionais representam uma ameaça à segurança nacional e estariam influenciando negativamente o público americano. “A indústria cinematográfica americana está morrendo muito rápido. Outros países estão oferecendo todos os tipos de incentivos para atrair nossos cineastas e estúdios para longe dos Estados Unidos”, escreveu.
Como parte da iniciativa para fortalecer o setor audiovisual doméstico, Trump nomeou os atores Sylvester Stallone, Mel Gibson e Jon Voight como embaixadores especiais da indústria cinematográfica americana.
A decisão deve intensificar o debate sobre protecionismo cultural e as relações comerciais entre os Estados Unidos e o mercado internacional de entretenimento.
Compartilhar Notícia