Imagem da notícias

Antibaixaria para baixinhos: Projeto da AL-BA quer proibir exposição de menores em apresentações com conotação sexual - LFTV

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) propõe restringir a exposição de crianças e adolescentes a conteúdos com conotação sexual, seja explícita ou implícita, em espaços públicos e privados. A proposta, protocolada nesta segunda-feira (5), abrange apresentações artísticas, culturais, educativas e publicitárias, e prevê sanções aos responsáveis em caso de descumprimento.

O texto, que tramita sob o número 25.779/2025, determina que a medida seja aplicada em eventos como shows, festas, passeatas e exposições realizadas em locais como escolas, unidades de saúde e espaços culturais. A definição de conteúdo sexual inclui representações com nudez, insinuações de teor sexual, erotização precoce e uso de linguagem considerada obscena.

Entre as penalidades previstas estão multas de até R$ 50 mil, interdição do local por até 180 dias e proibição de acessar recursos públicos por até cinco anos. Os valores arrecadados com as punições seriam direcionados ao Fundo Estadual de Proteção da Criança e do Adolescente (Fecriança).

Na justificativa do projeto, Leandro de Jesus defende que a proposta visa proteger a integridade física e moral de menores, com base nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana. O parlamentar critica o que considera um aumento de episódios de “erotização precoce” em manifestações culturais, que, segundo ele, estariam “banalizando a sexualidade infantil”.

“Essas práticas, muitas vezes apresentadas como manifestações culturais, comprometem o desenvolvimento sadio das crianças e violam seus direitos fundamentais”, argumenta o deputado no texto da proposta.

O projeto remete a debates anteriores na Assembleia, como a chamada “Lei Antibaixaria”, sancionada em 2012 pelo então governador Jaques Wagner (PT), a partir de proposta da ex-deputada Luiza Maia (PT). A legislação proíbe o uso de recursos públicos para contratação de artistas cujas músicas contenham conteúdo ofensivo às mulheres.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV