Imagem da notícias

Pepe Mujica entra em cuidados paliativos após avanço de câncer terminal no esôfago - LFTV

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, iniciou cuidados paliativos devido ao agravamento de um câncer de esôfago em estágio terminal. A informação foi confirmada por sua esposa, a ex-vice-presidente Lúcia Topolanski, durante entrevista concedida à rádio uruguaia Sarandí.

Segundo Topolanski, a prioridade neste momento é assegurar que Mujica tenha qualidade de vida em seus últimos dias. “O importante agora é que ele possa viver o tempo que lhe resta da melhor maneira possível”, declarou.

Mujica, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015, é amplamente reconhecido por seu estilo de vida austero e por sua atuação como uma das principais lideranças da esquerda latino-americana. Diagnosticado com a doença em 2024, o ex-presidente anunciou este ano que não seguiria com o tratamento convencional, após a confirmação de que o câncer havia se espalhado.

O agravamento do quadro de saúde o impediu de participar das recentes eleições regionais no Uruguai, nas quais a esquerda manteve o controle da prefeitura de Montevidéu. Segundo Lúcia, os médicos desaconselharam a viagem, alegando que seria excessivamente extenuante para o ex-presidente.

Diante da situação delicada, o presidente uruguaio Yamandú Orsi, considerado herdeiro político de Mujica, pediu respeito à privacidade do ex-líder. “Devemos garantir dignidade em todas as fases da vida. Não devemos perturbá-lo, devemos deixá-lo em paz”, afirmou Orsi.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV