Imagem da notícias

R$ 65 milhões: Operação Galardão desmonta esquema fiscal - LFTV

A Polícia Civil da Bahia, em conjunto com o Ministério Público e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Galardão, que desarticulou um esquema de sonegação fiscal envolvendo um grupo empresarial do setor supermercadista. O grupo é acusado de sonegar aproximadamente R$ 65 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Fraudes e sucessão empresarial

As investigações apontaram que os empresários responsáveis pelo grupo utilizavam práticas fraudulentas para evitar o pagamento de tributos. Entre as estratégias identificadas estão a omissão de vendas sem emissão de nota fiscal, uso indevido de créditos fiscais e prestação de informações falsas à administração tributária. Além disso, foi constatado que empresas endividadas eram abandonadas e sucedidas por novas, constituídas em nome de familiares ou “laranjas”, no mesmo endereço e com nome fantasia semelhante, configurando sucessão empresarial fraudulenta.

Medidas judiciais e operação policial

Durante a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia. Além disso, a Justiça determinou a colocação de tornozeleiras eletrônicas em dois empresários, apontados como líderes do esquema, e o bloqueio de bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, visando garantir a recuperação dos valores sonegados.

Mobilização das forças de segurança

A operação contou com a participação de 33 policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), 11 delegados, 6 promotores de Justiça, 8 servidores da Sefaz e 4 policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz). A ação foi coordenada pelo Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf) do Ministério Público da Bahia, pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip) da Sefaz e pelo Draco.

A Operação Galardão é mais uma ação da Força-Tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia, que tem atuado para combater crimes contra a ordem tributária e recuperar recursos essenciais ao Estado.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV