Imagem da notícias

"Alimentando Sonhos" acolhe mães de crianças atípicas - LFTV

O Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, em Lauro de Freitas, recebe uma iniciativa que oferece ferramentas de inclusão e transformação para mães de crianças atípicas residentes da cidade. O projeto “Alimentando Sonhos”, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA-Bahia), está realizando, ao longo da semana, um curso pioneiro de produção de salgados, voltado para este público. Nesta terça-feira (27/5), 40 mulheres estão participando do curso, que acontece das 8h às 12h. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, une ainda capacitação profissional e empreendedorismo.

O curso é um passo importante na geração de renda para mulheres que muitas vezes enfrentam dificuldades para se inserir no mercado formal. Enquanto as mães participam de atividades teóricas e práticas, seus filhos são cuidados com atividades recreativas. O diferencial do projeto é justamente esse suporte às mulheres, que se dedicam ao aprendizado sabendo que seus filhos estão seguros e estimulados com atividades.

Para Tiago Lima, coordenador da CUFA, na região metropolitana, a adesão reforça a satisfação com o projeto. “Tivemos 240 inscrições, um sinal de que o projeto foi abraçado pela comunidade. É a primeira vez que focamos em mães atípicas, e os parceiros, como a Prefeitura de Lauro de Freitas tem sido fundamental para o sucesso do projeto”.

As crianças participam de atividades recreativas e lúdicas coordenadas por estudantes da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Jéssica Brandão, nutricionista e preceptora, explica que muitas delas têm seletividade alimentar. “Criamos uma vendinha e uma caixa surpresa com frutas e legumes para que elas possam tocar, cheirar e reconhecer os alimentos de forma divertida. Isso quebra resistências e amplia a aceitação de novos sabores”, conta Jéssica.

Para Vanuza Moreira, 26 anos, moradora do bairro de Itinga e mãe de duas crianças, uma delas autista, o curso é uma chance de ampliar seu negócio. “Já vendo acarajé e lanches terceirizados, e agora vou incluir salgados feitos por mim. E o melhor é poder aprender, enquanto meu filho está bem cuidado e perto de mim”, comemora.

Além da prefeitura, o curso conta com o apoio do Projeto Resgaty; do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), da Receita Federal, através do Receita Cidadão; e da empresa do setor de alimentos M. Dias Branco, entre outros parceiros.

O curso começou dia 26/5 e segue até o dia 30 de maio. Cada dia da semana é dedicado a um aprendizado: 1ª aula, pão delícia; 2ª aula, enroladinho de salsicha; 3ª aula empada doce e salgada; 4ª aula, bolos caseiros; e 5ª aula brownie; somando 20h aula no total. Com dois anos de trajetória, o “Alimentando Sonhos” ganha um novo capítulo em Lauro de Freitas, unindo empreendedorismo e inclusão para escrever futuros mais dignos.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV