Imagem da notícias

Patriotismo, tradição e cultura marcam desfile cívico do 7 de Setembro em Parafuso - LFTV

O verde, branco, azul e amarelo da bandeira nacional entrelaçaram-se às cores intensas e às vibrações das escolas e grupos culturais que, neste domingo (7), transformaram a localidade de Parafuso em um verdadeiro palco de celebração dos 203 anos da Independência do Brasil. Em meio ao cenário, destacavam-se tons vibrantes, como o vermelho da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop).

“Participar mais uma vez desse desfile, na nossa casa, é mostrar que os filhos de Camaçari possuem vez e voz. Graças a Deus, são 11 anos de existência, com músicos amadores todos daqui. A cada participação buscamos trazer, pela música, o incentivo aos nossos jovens”, afirmou o presidente da Fanpop, José Lima.

Ao longo da cerimônia, passos sincronizados, sons e explosões de tonalidades ajudavam a contar histórias. O verde-musgo da Filarmônica 28 de Setembro abriu caminho para os pelotões da Polícia Militar, da Defesa Civil e do Tiro de Guerra. O momento preparou o espírito da comunidade para um desfile carregado de significados, em que a educação e as raízes culturais caminharam lado a lado.

“Nunca perco o desfile. Cada ano é mais bonito. Faço questão de vir sempre prestigiar as apresentações. Tem muitos meninos e meninas que vi pequenos e agora estão aqui dando um show”, comentou a moradora Marineide Santos, 63 anos.

O prefeito Luiz Caetano destacou o valor simbólico do momento. “Parafuso é um lugar de identidade forte, de gente que luta, estuda e cultiva suas raízes. Hoje, esse desfile nos lembra que a verdadeira independência também se faz com educação e cultura viva”, afirmou o gestor municipal.

Sob a organização da Secretaria de Educação (Seduc), a avenida foi tomada pela alegria dos estudantes da Creche Comunitária de Parafuso, seguidos pelos alunos da Escola Municipal Conceição de Maria e da Escola Municipal Eustáquio Alves.

Estreando nos desfiles, o pequeno Isaac Figueiredo, 4 anos, deu um show de simpatia, emocionando a avó Ângela Alves, 51 anos. “O coração fica feliz em ver meu pequeno brilhar e viver uma nova experiência de integração em uma data tão simbólica para nós, brasileiros. Está tudo lindo e impecável. Ano que vem, se Deus quiser, ele vem novamente”, compartilhou a dona de casa.

As raízes ancestrais de Parafuso pulsaram forte nas batidas do Boi Mirim, nos passos do Samba de Caboclo e do Eremin, assim como na força do Samba de Roda Guerreira e na expressão do Grupo Mulheres em Ação. Cada manifestação reacendeu o orgulho de um povo que resiste e se reconhece na própria história.

Ianna Santiago, 20 anos, enfatizou a importância do apoio familiar e a transformação que cada grupo social e cultural representa na vida de muitos jovens. “Todo ano venho, principalmente para ver meu irmão e minha sobrinha se apresentarem. Esse desfile não é bobagem, é tradição passada para gerações. Por trás de cada apresentação há pessoas e sonhos”, destacou a moradora.

Em 2025, os desfiles cívicos têm como tema “Camaçari Educadora – Cuidados que Inspiram e Reconectam Pessoas”, propondo uma reflexão sobre os valores que sustentam uma educação verdadeiramente transformadora.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV