Imagem da notícias

COATO Coletivo leva de 13 a 17 de outubro espetáculo e vivências artísticas a Cachoeira - LFTV

O município de Cachoeira recebe, entre os dias 13 e 17 de outubro, uma programação especial do projeto “Território Expandido: Arte Local e Global”, realizado pelo COATO Coletivo. A agenda reúne ações de formação, difusão e experimentação artística, incluindo o Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica, a exibição de filme, a Mostra Lab.Ex e a circulação do espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”, movimentando espaços culturais e educativos da cidade.

O Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica acontece nos dias 13, 14 e 15 de outubro, das 14h às 17h, na Estação Ferroviária. O laboratório propõe que os participantes explorem o conceito de Corpo-Arquivo, utilizando ferramentas acessíveis como celulares, projeções e sons ao vivo para transformar memórias em dramaturgia e o corpo em território de criação. 

Para participar do laboratório, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através de formulário disponível no perfil @coatocletivo no Instagram. A vivência é conduzida por Danilo Lima, Mirela Gonzalez, Marcus Lobo, Bernardo Oliveira e Natielly Santos, integrantes do COATO, que compartilham práticas desenvolvidas pelo coletivo nos últimos 10 anos – pesquisa em performance, teatro e tecnologias da cena.

No dia 16 de outubro, o Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB), às 15h, recebe a exibição do documentário “Retratos de identificação”, com direção de Anita Leandro, audiovisual que traz dois combatentes que lutaram contra a ditadura militar no Brasil e se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões, tiradas pela polícia. Às 19h, o Auditório é palco da Mostra Lab.Ex, momento em que os participantes do laboratório apresentam micro-performances autorais.

Encerrando a passagem do projeto por Cachoeira, o espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura” será apresentado no dia 17 de outubro, em duas sessões no Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB): às 10h, com mediação de escola pública, e às 19h30, aberta ao público em geral. A peça revisita memórias do regime militar (1964-1985) e conecta-as às tensões políticas contemporâneas, reafirmando a relevância da arte como espaço de memória, reflexão e debate social.

Em circulação pela Bahia, o projeto Território Expandido já passou por Lençóis e Barreiras e passará ainda por Salvador janeiro de 2026, reafirmando o compromisso do COATO com uma arte descentralizada, crítica e plural, capaz de aproximar comunidades e reativar vínculos afetivos entre diferentes territórios da Bahia. Fundado em 2013 na Escola de Teatro da UFBA, o COATO consolidou uma poética baseada na criação compartilhada, na hibridização de linguagens e no tensionamento entre arte e política.

O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço – Território Expandido: Arte Local e Global em Cachoeira

  • Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica
    Estação Ferroviária
    13, 14 e 15 de outubro – 14h às 17h
  • Exibição de documentário “Retratos de identificação”
    Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)
    16 de outubro – 15h
  • Mostra Lab.Ex
    Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)
    16 de outubro – 19h
  • Espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”
    Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)
    17 de outubro – 10h (mediação com escola pública)
    17 de outubro – 19h30 (público geral)

Entrada gratuita em todas as atividades.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV