Imagem da notícias

PRF integra a Comunidade de Polícias da América

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a partir desta quarta-feira (10), se une as 37 forças policias de 30 países que compõem a Comunidade de Polícias da América. A integração se deu durante a XV Cúpula Ordinária da AMERIPOL, em Bogotá. Como membro da Comunidade, a instituição reforça o compromisso de combater o crime organizado transnacional, auxiliando no fortalecimento da troca de informações, conhecimentos técnicos, capacitação e inteligência com as demais forças policiais das Américas para o enfrentamento a crimes como tráfico de drogas, armas, crimes ambientais e cibernéticos.

Além dos membros permanentes, a AMERIPOL conta com diversos outros membros observadores, incluindo organismos internacionais como a INTERPOL, OEA, UNODC, Cruz Vermelha e outras forças policiais da Europa, Ásia, África e Oceania. O Brasil agora segue representado na organização pela PRF e pela Polícia Federal (PRF), que é membro fundador da Comunidade, desde 2007.

A inserção da PRF na Comunidade é resultado de um processo de articulação institucional de quase três anos. Todo o processo contou com apoio do Governo Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), num esforço contínuo de combate aos crimes transnacionais, e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que atualmente responde como secretário-executivo da Ameripol, com o objetivo de ampliar a capacidade de cooperação das polícias brasileiras no combate aos crimes que ultrapassam as fronteiras do país.

Fernando Oliveira, Diretor-Geral da PRF, afirma que “aos 97 anos, a PRF acumula uma história de excelência reconhecida dentro e fora do Brasil. Nossa integração à AMERIPOL não é apenas um marco diplomático, mas a consolidação de uma gestão voltada para uma sinergia mundial de trabalho conjunto, pela internacionalização da segurança pública. Ao expandirmos nossas fronteiras de cooperação, tornamos o combate ao crime organizado mais inteligente, integrado e eficiente, como já acontece com nossa atuação com as demais forças nacionais, em especial, com a Polícia Federal.”

O evento da Cúpula da AMERIPOL teve início na segunda-feira (8), e contou com a presença do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na cerimônia de abertura, e segue até hoje, quinta-feira (11).

ACORDO DE COOPERAÇÃO – A PRF e a Polícia Nacional da Colômbia (PNC) consolidaram, também nesta quarta-feira (10), um marco histórico na segurança pública regional. Durante a agenda da XV Cúpula Ordinária da AMERIPOL, as instituições assinaram um Memorando de Entendimento visando à cooperação mútua, intercâmbio de inteligência e capacitação continuada.

Durante a reunião bilateral entre as polícias, dentro da grade da Cúpula da Ameripol, o Diretor-Geral da PRF, Fernando Oliveira, destacou a evolução da parceria estratégica entre as duas forças. Como gesto concreto de integração, Oliveira anunciou a ampliação da oferta de vagas para a PNC nos cursos de especialização da Universidade Corporativa da PRF (UniPRF). Para o ano que vem (2026), foi assegurada a realização de ao menos duas novas edições do Curso Internacional de Segurança Viária (CISV), com a garantia de 40 vagas destinadas aos policiais colombianos — parceiros majoritários nas últimas quatro edições.

A pauta do encontro também abordou cenários futuros da segurança pública no Brasil, incluindo as discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. O tema é de interesse estratégico comum, dada a necessidade de reforçar o combate ao narcotráfico e ao crime organizado na faixa de fronteira. Neste contexto, desenham-se novas frentes de atuação conjunta, especialmente em rotas fluviais de difícil acesso, ampliando a malha de fiscalização integrada.

Pela delegação colombiana, a Diretora de Trânsito e Transportes, Brigadeiro-General Claudia Susana Blanco, ressaltou a excelência técnica da doutrina da PRF, enfatizando o impacto positivo do CISV na qualificação do efetivo colombiano. O Diretor-Geral da Polícia Nacional da Colômbia, Brigadeiro-General William Rincón, reafirmou os laços de fraternidade entre as instituições e sublinhou a importância crucial do intercâmbio de dados de inteligência para o desmantelamento de organizações criminosas que atuam nos dois países.

A assinatura do documento, em sintonia com o clima de fomento da AMERIPOL, simboliza o compromisso da PRF em atuar além das fronteiras nacionais, consolidando-se como uma força de pronta resposta e de referência internacional na segurança viária e no combate ao crime.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV