
O Governo da Bahia apresentou, na quarta-feira (17), o conjunto de ações para o verão 2026. A Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) investe em uma programação diversificada e que contempla múltiplas linguagens. Com o tema “Verão da Bahia. Um estado de alegria”, a lista de atrações inclui festas populares, shows, cortejos, ensaios, exposições, performances, contação de histórias, eventos e encontros literários.
O anúncio da programação do verão aconteceu na sede da Governadoria do Estado da Bahia, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos secretários Bruno Monteiro (Cultura), Marcelo Werner (Segurança Pública), Maurício Bacellar (Turismo), Roberta Santana (Saúde), Rowenna Brito (Educação), Ângela Guimarães, (Promoção da Igualdade Racial), Neusa Cadore (Políticas para as Mulheres), Larissa Moraes (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), Augusto Vasconcelos (Trabalho), além de representantes de órgãos e entidades envolvidos na organização das ações que integram a programação cultural.
Durante o evento, os secretários detalharam operações especiais do governo previstas para o verão, incluindo reforço na assistência em saúde, iniciativas no campo da educação e proteção de direitos, estratégias de ordenamento e incentivo ao turismo, além de medidas integradas de segurança pública.
“Trabalhamos para acolher bem baianos e turistas, garantindo boas experiências durante todo o ano e, especialmente, na temporada de férias, com ações planejadas e investimentos robustos do Governo do Estado em diversas áreas, que traduzem o tema Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pelo vice-governador, Geraldo Júnior.
“É uma ação que nós temos aprimorado a cada ano de integração das mais diferentes áreas de governo, entendendo a importância do verão para nossa cultura, turismo, economia, para a divulgação da Bahia, mas sobretudo também para um momento muito importante em que baianos, baianas e todos aqueles que nos visitam têm a possibilidade de viver experiências muito fortes e muito marcantes”, destacou o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.
A programação cultural começa oficialmente no dia 1º de janeiro, com o consagrado Pôr do Som, comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, em Salvador. O projeto, que terá sua 26ª edição, reúne milhares de pessoas para celebrar o primeiro dia com muita alegria e baianidade. A cantora costuma dividir o palco com convidados especiais que reforçam a importância da Música Popular Brasileira e a beleza do Farol da Barra, particularmente ao entardecer.
LAVAGENS – A programação segue ao longo do mês com as tradicionais lavagens, apoiadas pelo Programa Ouro Negro que, em 2026, alcança investimento recorde e contempla 134 instituições culturais de matrizes africanas, além de outras formas de apoio do Governo da Bahia. Dentre as festas populares relacionadas, destacam-se a tradicional Lavagem do Bonfim (15/01), a de Santo Amaro (26/01) e a Lavagem de Itapuã (05/02).
AMÔ PELO PELÔ – Um dos destaques da estação será a movimentação no Pelourinho, por meio do projeto Amô pelo Pelô, maior ação de dinamização cultural do Centro Histórico de Salvador. Largos e praças do Pelô serão ocupados ao longo de toda a estação (confira no final desta notícia a lista de artistas confirmados).
MUSEUS – Os museus da rede estadual também integram a programação com a Virada Cultural, que promove entre 30 e 36 horas de atividades com shows, exposições, oficinas, videomapping, performances e ações educativas. Além de aproximar o público dos equipamentos culturais, a Virada Cultural dos Museus reafirma esses espaços como ambientes vivos, acessíveis e integrados à vida da cidade.
Além da Virada Cultural, o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, reaberto no início do mês de dezembro, contará com uma programação especial durante a temporada.
BIBLIOTECAS – O Projeto Verão nas Bibliotecas Públicas Estaduais levará programação cultural para os seguintes espaços:
Entre as atividades, a Biblioteca Anísio Teixeira recebe, no dia 22 de janeiro, a contação de história “A bela adormecida no samba”, da autora Sônia Rosa, e a exposição “Cultural, Festa e Patrimônio – O Carnaval e Outras Celebrações Populares de Salvador – BA”, em cartaz nos dias 3 a 30 de janeiro.
A programação completa das bibliotecas está no site oficial da Fundação Pedro Calmon.
Clique e confira a Programação Cultural – Verão Nas Bibliotecas
Clique e confira a programação de janeiro
VERÃO NOS BAIRROS – A programação vai se expandir em diferentes bairros com ações em equipamentos culturais do estado.
FESTA DE IEMANJÁ – Um dos momentos mais alegres e celebrativos da estação ocorre no dia 2 de fevereiro, ao longo da tradicional Festa de Iemanjá, na Praia da Paciência. Em celebração ao sagrado feminino, o grupo Ministereo Público recebe convidados em uma junção de música e fé. O Governo da Bahia mantém o apoio ao presente ecológico, fortalecendo a preservação ambiental e a continuidade da tradição da festa.
O calendário desenvolvido pela SecultBA inclui ainda manifestações tradicionais que antecedem o Carnaval de Salvador.
ARTISTAS CONFIRMADOS NO AMÔ PELO PELÔ
PROGRAMAÇÃO – VERÃO 2026

Compartilhar Notícia