
Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos deputados federais Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, e Carlos Jordy, também do partido. Durante a ação, realizada em Brasília, foram encontrados cerca de R$ 430 mil em espécie em um flat associado a Cavalcante. O dinheiro estava guardado em um saco preto dentro de um armário, segundo informações da TV Globo.
A operação, batizada de Galho Fraco, é um desdobramento de investigações iniciadas em dezembro de 2024. O foco da apuração é um suposto esquema de desvio de cotas parlamentares por meio de contratos falsos com uma locadora de veículos. Além dos parlamentares, assessores e auxiliares também são investigados.
Por se tratar de deputados federais, os mandados foram autorizados pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão da prerrogativa de foro.
Em resposta à imprensa, o deputado Carlos Jordy afirmou que a empresa contratada para aluguel de veículos atende seu gabinete desde 2019 e que não cabe ao parlamentar fiscalizar a frota da companhia. Jordy classificou a operação como uma tentativa de intimidação contra a oposição e destacou que seguirá atuando na CPMI do INSS, reforçando sua posição crítica ao governo.
Já o deputado Sóstenes Cavalcante não se manifestou até o momento.

Compartilhar Notícia