Imagem da notícias

Pelô lotado ao ritmo do Reggae, afrobeat, soundsystem e samba

No compasso do reggae, do soundsystem, do ijexá, do afrofunk e do samba, no sábado (10) no Pelourinho foi marcado por muita movimentação e diversão para quem circulou pelos largos e ruas do Centro Histórico. No Largo Pedro Archanjo, o Ministereo Público comandou o Reggae Verão, com participações de Renata Bastos e Dada Yute. Já o Largo Tereza Batista ficou lotado ao som do IFÁ, que misturou ijexá, funk e afrobeat. 

Para os fãs do samba e do pagode das antigas, a Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba recebeu o Sampelô, reunindo Patrulha do Samba, Filipinho e Lu Costa, enquanto no Largo Quincas Berro D’Água, o grupo Mãos no Couro garantiu a animação da noite. A programação integra o projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

“O Pelourinho é nossa casa. A gente fez o nome aqui na Ladeira da Misericórdia, Quintas Dance Hall, e acompanhamos toda a transformação desse espaço que está no nosso coração. Fazer eventos como esse, que difundem o reggae e toda a sua contribuição para os ritmos baianos, como o samba-reggae, é muito importante, para beber das águas desse ritmo que influenciou a nossa cultura”, destacou DJ Raiz, integrante do Ministereo Público.

Espaço de afirmação das artes. Assim é o Pelourinho para Fabrício Motta, baixista e tradutor musical do IFÁ (ijexá, funk e afrobeat) que lotou o Largo Tereza Batista com uma sonoridade marcada pela força da música negra transnacional. “Para nós, tocar no Pelourinho, além de uma honra, é um compromisso, uma missão. Fazemos parte dos artistas que têm o Pelô como um espaço de afirmação da nossa arte, do nosso trabalho. É sempre muito bom ser acolhido aqui, porque, além de ser nossa casa, é o lugar que queremos multiplicar enquanto música negra, com uma arte engajada na luta antirracista”, ressaltou.

Teve ainda samba de terreiro com o grupo Mãos no Couro, que colocou pessoas de todas as idades para sambar. Já quem curte um pagode das antigas, o Sampelô animou o público com a Patrulha do Samba, Filipinho e Lu Costa. Gabriela Ferreira, 37, aproveitou a noite de sábado para dançar e comentou sobre o Verão na Bahia: “O Verão na Bahia está incrível, tem muita gente bonita e está acontecendo uma coisa muito bacana: muitas atrações gratuitas e, as que são pagas, têm um valor muito acessível. Então dá para todo mundo curtir. Está muito legal”, afirmou.

CONFIRA COMO FOI A PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO (11) NO PELÔ

— LARGO QUINCAS BERRO D’ÁGUA

Atração: Jeanne Lima convida Del Feliz 
11h
Gratuito

Atração: Ganhadeiras de Itapuã 
17h 
Gratuito

— LARGO DO PELOURINHO

Atração: Olodum 
13h 
Gratuito 

— LARGO PEDRO ARCHANJO

Atração: Tio Paulinho 
14h30 
Gratuito

Atração: Viola de Marujo 
19h 
Gratuito

— LARGO TEREZA BATISTA

Atração: Didá e Convidados  
15h 
Gratuito

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV