Imagem da notícias

Prefeitura e UFBA alinham estratégias para consolidar Camaçari

O fortalecimento de parcerias institucionais voltadas ao conhecimento, à inovação e ao desenvolvimento sustentável esteve no centro da reunião realizada na tarde da segunda-feira (12), no gabinete do prefeito Luiz Caetano. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Camaçari e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para discutir caminhos concretos de cooperação, que visam consolidar o município como um polo estratégico de ciência, tecnologia e inovação.

O prefeito Luiz Caetano enfatizou a importância da universidade pública como agente fundamental na transformação social e econômica da cidade. “Camaçari tem vocação para inovar. Ao dialogar com a UFBA, damos um passo decisivo para transformar conhecimento científico em soluções práticas, capazes de melhorar a vida das pessoas e preparar a cidade para os desafios do futuro”, avaliou.

A diretora da UFBA em Camaçari, Maiana Brito, ressaltou o foco em projetos estruturantes e políticas públicas permanentes, prospectando a criação do Fundo de Inovação de Camaçari. “Foi fundamental discutir como a UFBA pode colaborar com o ecossistema local de inovação, não apenas na capacitação, mas também na construção conjunta de projetos. Aqui, debatemos a criação do Fundo de Inovação no município e a perspectiva de consolidar a cidade como polo de inovação, educação e transformação social”, pontuou.

Já o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, definiu o encontro como um avanço concreto na consolidação de um projeto coletivo. “Foi uma reunião muito proveitosa. Apresentamos os esforços realizados em 2025 e demos um novo impulso ao projeto do ecossistema Camaçari Inova, construído a muitas mãos. Quando falamos em desenvolvimento sustentável, falamos de uma hélice formada por governo, sociedade civil, empresariado e universidades. Só assim conseguimos um processo de desenvolvimento que envolva ciência, tecnologia e inovação”, explicou.

A criação do Fundo de Inovação de Camaçari foi apontada como eixo estratégico para tornar efetiva a Lei de Inovação já existente no município, unindo o setor empresarial e o uso de instrumentos como incentivos fiscais.

Entre as iniciativas em andamento, a UFBA destacou as articulações para formação do grupo de trabalho voltado à criação do primeiro mestrado interdisciplinar em transformação digital de Camaçari, ampliando a formação de pesquisadores e fortalecendo a participação do município em editais de pesquisa e extensão.

Outro ponto abordado ao longo do encontro foi a capacitação na área de energias renováveis para jovens de 16 a 29 anos, fruto de uma parceria entre a UFBA e o Ministério do Trabalho e do Emprego. Em 2025, a iniciativa passou pelo Colégio Estadual Polivalente de Camaçari, além do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) e do Colégio Estadual Gonçalo Muniz. A ideia é chegar também à rede pública municipal de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), tendo em vista que o projeto dialoga diretamente com a instalação de empresas do setor de energia limpa no município, a exemplo da Build Your Dreams (BYD), Goldwind e Sinoma Blade, abrindo oportunidades de emprego, empreendedorismo e inovação social.

Presente no encontro, o secretário de Educação, Márcio Neves, falou sobre a centralidade da educação básica e a necessidade de integrar ciência e tecnologia à rede municipal de ensino. “Com esse debate sobre inovação tecnológica e governança, pretendemos avançar para que, em 2026, consigamos integrar uma rede de pesquisa e conhecimento científico que envolva também as unidades escolares municipais. A ideia é ampliar ações já desenvolvidas ao longo de 2025, como a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, os Laboratórios Maker e os clubes de ciência”, afirmou.

A reunião reafirma o compromisso da Prefeitura de Camaçari com a construção de uma cidade que alia desenvolvimento econômico, educação de qualidade e inovação, tendo a UFBA como parceira estratégica na promoção de um futuro mais justo, inteligente e sustentável.

A reunião contou ainda com a presença do chefe de gabinete do município, Carlos Santos; bem como do professor André Luis; do coordenador de inovação da UFBA, Horácio Nelson Hastenreiter Filho; e da estudante de Direito da UFBA, Maria Cristina Torres.

Foto: Patrick Abreu

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV