
O espetáculo Meus Cabelos Baobá está em curta temporada de verão no Teatro Jorge Amado até o dia 18 de janeiro de 2026. Para amplificar o acesso às artes, a sessão do dia 15 de janeiro – em que se saúda o Senhor do Bonfim na Bahia – terá preços populares, com ingressos a partir de R$10 (Dez Reais), à venda pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro. Vale lembrar que as apresentações acontecem quinta e sexta, às 20h; sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
Em cena, as atrizes Luana Xavier, Márcia Limma e Meniky Marla conduzem o público por uma fábula poética sobre o feminino negro, acompanhadas das musicistas Aisha Araújo, Ingride Nascimento, Ivone Jesus e Meg Azevedo, que executam ao vivo a trilha sonora original. A peça se constrói como um rito de passagem e celebração ancestral, tendo o baobá — árvore sagrada símbolo de força, memória e sabedoria — como eixo central da narrativa.
A dramaturgia apresenta a trajetória de uma menina negra que atravessa infância, maturidade e ancestralidade em uma jornada coletiva e espiralar. Inspirada pelas mitologias africanas e pela escrita potente de Conceição Evaristo, a obra costura canto, dança, memória e resistência, afirmando o corpo negro feminino como território de criação, enfrentamento e reinvenção.
Dirigido por Fred Soares e Luiz Antonio Sena Jr., com texto de Fernanda Dias, o espetáculo reúne uma equipe criativa comprometida com a memória, a ancestralidade e a resistência das mulheres negras: Dudé Conceição, na direção de movimento; Fabíola Nansurê, na preparação corporal; Diego Neri, na direção musical; Pedro Caldas, na cenografia; Luciano Santana, nos figurinos; e Felipe Lima, na iluminação.
MEUS CABELOS BAOBÁ
uma encenação de FRED SOARES
para o texto de FERNANDA DIAS
direção de FRED SOARES E LUIZ ANTONIO SENA JR
com LUANA XAVIER, MARCIA LIMMA E MENIKY MARLA
e as musicistas AISHA ARAÚJO, INGRIDE NASCIMENTO, IVONE JESUS E MEG AZEVEDO
direção de movimento DUDÉ CONCEIÇÃO
direção musical DIEGO NERI
figurinos LUCIANO SANTANA
cenografia PEDRO CALDAS
iluminação FELIPE LIMA
preparação corporal FABÍOLA NANSURÊ
Espetáculo: Meus Cabelos Baobá
Local: Teatro Jorge Amado – Salvador
Período: até 18 de janeiro de 2026
Horários e valores:
Ingressos: SYMPLA (Link – https://bileto.sympla.com.br/event/111784/d/343156) e bilheteria do teatro.

Compartilhar Notícia