
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), vai disponibilizar uma ampla estrutura de saúde para atender o público que participará da Mica Lauro 2026, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. A iniciativa tem como objetivo assegurar assistência rápida, humanizada e preventiva durante os três dias de evento.
No circuito da festa será montado um posto médico avançado, equipado com 22 leitos, sendo 10 leitos verdes, destinados a atendimentos de menor complexidade, 10 leitos amarelos, para casos que exigem maior observação, e 2 leitos vermelhos, preparados para situações de emergência e maior gravidade, com equipes de atendimento compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Para reforçar o atendimento, a estrutura contará ainda com três ambulâncias de suporte básico, duas ambulâncias de suporte avançado, além do apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que estará de sobreaviso, pronto para atuar em casos de maior agravamento.
Além da assistência médica, serão intensificadas as ações de prevenção, com a distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes nos portais de entrada. O público terá acesso a testes rápidos, orientações sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e informações sobre profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) no posto do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) montado no circuito.
O evento contará ainda com o Vacimóvel, ampliando o acesso à vacinação e permitindo que foliões atualizem o cartão vacinal durante os dias de festa. Além disso, em alusão à campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental, a secretaria realizará ações de acolhimento, escuta qualificada e orientação psicológica no circuito da festa, com equipes da rede de atenção psicossocial.
Com essa estrutura, a Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma o compromisso com a saúde, o cuidado e o bem-estar da população e dos visitantes, garantindo uma festa segura, responsável e com assistência de saúde disponível para todos.

Compartilhar Notícia