Imagem da notícias

Guardas portuários para reforçar estoque de sangue na Hemoba

A Guarda Portuária da Autoridade Portuária Federal – CODEBA, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), está mobilizando seu efetivo para a doação de sangue. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a manutenção dos estoques de sangue nas unidades hospitalares da capital e do interior do estado da Bahia devido à queda no número de doadores durante o verão, por conta dos feriados, festas, férias escolares e viagens.

Jorge Weber, que atua no Porto de Salvador, explica que, ao longo de toda a semana, os voluntários se revezarão na ação de doação, reforçando o papel social da Guarda Portuária de servir à sociedade. “É importante que a Guarda Portuária transcenda as ações sociais, não apenas dentro da área portuária, como também para fora. No momento em que recebemos o convite da Hemoba, informando sobre a necessidade de urgência e o estado crítico do estoque, começamos a nos mobilizar”.

Onde doar – Em Salvador, o posto temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. Já as unidades fixas atendem com o seguinte horário: o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; o Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; o Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; o Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e o Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Para informações sobre os horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior do estado, clique aqui.

Critérios para doação – Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV