Imagem da notícias

Coletivo DUO reestreia o espetáculo "MacbethRicardoIII"

De 29 de janeiro a 01 de fevereiro, o Coletivo DUO apresenta uma nova temporada do espetáculo MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania, obra que promove o encontro improvável entre dois dos mais emblemáticos tiranos da dramaturgia shakespeariana. As apresentações acontecem no Cine Teatro 02 de Julho, dias 29, 30 e 31, às 20h, e dia 01/02, às 19h, com classificação indicativa de 16 anos, colocando novamente em cena um embate ideológico e simbólico sobre as estratégias de conquista, manutenção e perpetuação do poder.

Dois monarcas, dois tiranos, Macbeth e Ricardo III, se encontram inesperadamente — e ao mesmo tempo — em um lugar ermo e atemporal. A partir desse encontro fictício, inicia-se um confronto de discursos, práticas e habilidades vilânicas, no qual cada um expõe suas forças e fragilidades, revelando as engrenagens que sustentam sistemas de dominação. O diálogo direto, cortante e perturbador revela que, embora os ideais pareçam distintos, os meios utilizados para alcançar o poder são assustadoramente semelhantes.

Em cena, os atores Israel Barretto e Saulus Castro – ambos integrantes do Coletivo DUO – dão corpo e voz a essas figuras históricas e simbólicas, sob a encenação de Rino Carvalho e dramaturgia inédita de Paulo Atto. O espetáculo parte da fusão de duas obras de Shakespeare — Macbeth e Ricardo III — para refletir sobre o presente, colocando em perspectiva as violências políticas, os discursos autoritários e os mecanismos de opressão que atravessam diferentes tempos e sociedades e fragilizam as democracias.

Selecionado no Prêmio FUNARTE de Estímulo ao Teatro 2022, tendo sua primeira temporada realizada em 2023, MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania nasce em um contexto de profundas tensões políticas e sociais no Brasil e no mundo. A obra investiga como projetos de poder que parecem pertencer ao passado reaparecem no contemporâneo, sustentados pela hierarquização dos corpos, pela naturalização da violência e pela manutenção de estruturas opressoras. 

Ao trazer à cena dois tiranos históricos, o espetáculo evidencia que toda história social é, também, uma história de conquista e perpetuação do poder. O dramaturgo Paulo Atto contextualiza que “é um tempo de muitos Macbeths e Ricardos, com indumentárias e discursos aparentemente diferentes, que no fundo possuem terríveis coincidências. E é a partir deste lugar que pegamos a obra de Shakespeare como ponto de partida”, destaca.

MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania é a obra mais recente produzida pelo DUO, coletivo que em suas montagens e projetos busca estar sempre conectado com sua realidade e temáticas político-sociais. “Macbeth e Ricardo III são dois improváveis reis que tudo destroem, violentam, corrompem para atingir seu objetivo: o poder. Os ideais são, aparentemente, diferentes, os meios coincidem. Shakespeare é uma mola propulsora para abordarmos nossa realidade”, enfatiza Saulus Castro. 

A encenação de Rino Carvalho constrói um espaço cênico que funciona como um labirinto asséptico e clínico, concebido por Lucimaureen Agra em parceria com o diretor. Nesse ambiente, os personagens não encontram refúgio: expõem sem pudor seus métodos, discursos e ambições. O branco dominante é violentado pelo vermelho — marca incontornável do sangue derramado em nome do poder. Caveiras, corredores e projeções audiovisuais criam um percurso simbólico onde os reis se reconhecem como espelho um do outro, mas também como obstáculo.

Para potencializar a narrativa, o espetáculo utiliza projeções e camadas audiovisuais desenvolvidas pela Oficina de Pixel, que interferem na cena como rastros de ações passadas e futuras, borrando o tempo e reforçando a ideia de repetição histórica, com os fantasmas e sombras que atormentam as personagens. A trilha sonora original, assinada por Luciano Salvador Bahia, e a iluminação de Fred Alvim, acentuam o clima de tensão, clausura e enfrentamento.

Mais do que um encontro entre personagens clássicos, MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania propõe um espelhamento incômodo da realidade contemporânea. Em um tempo de muitos Macbeths e Ricardos, com discursos distintos e práticas semelhantes, o espetáculo convida o público a refletir sobre os limites éticos do poder, sobre a banalização da violência e sobre as ruínas humanas deixadas por projetos autoritários.

SERVIÇO

Espetáculo: MacbethRicardoIII – Um Tratado de Vilania
Temporada: 29 de janeiro a 01 de fevereiro
Local: Cine Teatro 02 de Julho
Horário: 29, 30 e 31/01 às 20h | 01/02 às 19h
Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia)

Venda: Bilheteria do Cine de Julho e Sympla (Link venda de ingressos SYMPLA)

Classificação indicativa: 16 anos

Promoção: público vestido de branco ganha 50% de desconto no valor da inteira

*Estacionamento no local

Ficha Técnica

Encenação: Rino Carvalho
Atuantes: Israel Barretto e Saulus Castro
Dramaturgia: Paulo Atto
Cenografia / Figurino / Adereços: Lucimaureen Agra e Rino Carvalho
Trilha sonora original: Luciano Salvador Bahia
Iluminação: Fred Alvim
Projeto Audiovisual: Oficina de Pixel
Costura: Lucimaureen Agra, Cássia Ferreira e Socorro Pereira
Cenotecnia: Almiro; Gonzaga Gama e Gilson
Confecção e ajudante de cenário: Lucimaureen Agra
Confecção de adereços: Lucimaureen Agra
Coordenação de COmunicação: ZumZumZum Comunicação

Design gráfico / Teaser / Spot: James Barretto
Assessoria de imprensa: Rafael Brito
Fotografia: Diney Araújo
Produção e Realização: Coletivo DUO

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV