Imagem da notícias

Camaçari fortalece rede de qualificação profissional e impulsiona

Camaçari consolida-se como um dos maiores polos de qualificação profissional da Região Metropolitana de Salvador (RMS), impulsionando investimentos em formação técnica e capacitação setorial que ampliam oportunidades e fortalecem o desenvolvimento econômico local, ao mesmo tempo que promove mudanças reais na vida das pessoas, abrindo portas para o primeiro emprego, fortalecendo trajetórias e concretizando sonhos de ascensão e autonomia.

Em pouco mais de um ano de gestão, o município vive um dos maiores ciclos de qualificação profissional e empresarial já implementados na cidade. O trabalho integra formação para trabalhadores, jovens e empresários, fortalecendo toda a cadeia produtiva local que transforma Camaçari em um polo de oportunidades.

Para a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele, o município vive um avanço histórico. “Ampliamos a formação para o primeiro emprego, garantindo mais oportunidades para nossos jovens. E seguimos fortalecendo quem gera trabalho e renda com a capacitação de empreendedores. Estamos construindo uma cidade que investe na sua gente, promove inclusão produtiva e cria condições reais para que trabalhadores, jovens e empreendedores cresçam. Camaçari avança com planejamento, compromisso e muito trabalho”, destaca.

Maior programa municipal de qualificação técnica, direcionado às demandas do Polo Industrial e da cadeia produtiva, o Camaçari TEC ofertou 1 mil vagas gratuitas, com formação em mecânica e eletrônica veicular; pintura, soldagem e funilaria; produção industrial; logística e manutenção; e serviços especializados. Além disso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foram desenvolvidos cursos para jovens e adultos ingressarem no mercado de trabalho, em ramos como atendimento ao cliente, vendas, operador de caixa, administração básica, informática aplicada, gastronomia e serviços de alimentação.

A gestão também investe fortemente em quem gera emprego e movimenta a economia. Mais de 1.500 empresários e empreendedores foram capacitados por meio de ações como o Empretec; oficinas de gestão e inovação; capacitações de crédito e orientação financeira; cursos de formalização, marketing digital e vendas; rodadas de negócio e mentorias, ações do Camaçari Empreende; e programas de apoio às micro e pequenas empresas.

Na área do turismo, uma série de iniciativas voltadas à qualificação em gestão, planejamento, serviços e atendimento foi ofertada pela Secretaria de Turismo (Setur) com o objetivo de desenvolver o setor no município. Alguns dos cursos e consultorias foram viabilizados em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), do Senac, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estes, realizados através do incentivo financeiro do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

O titular da Setur, Patrício Oliveira, explica que a equipe da pasta fez o planejamento de qualificações em vista a promoção de inclusão social. “A gente sabe da empregabilidade imediata proporcionada pelo turismo, especialmente observando que 51% dos lares são administrados por mulheres, então se torna ainda mais fundamental a geração de emprego e renda”, diz.

“Neste momento em que a Bahia desponta no cenário nacional e internacional, Camaçari precisa ocupar seu lugar de turismo de excelência e, para isso, é importando a capacitação de toda rede, incluindo empreendedores, funcionários, prestadores de serviço e mão de obra interna. Desta forma, atendemos bem os camaçarienses e os turistas, porque um lugar bom para se fazer turismo tem que ser um lugar bom para quem vive. O nosso município está despontando como um lugar de qualidade de vida, com a diversidade inerente ao nosso povo”, completa.

Entre as qualificações estiveram conteúdos sobre a Plataforma Turisqualy, Qualidade no Atendimento, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Bebidas, Empreendedorismo e Produção Associada ao Turismo, Marketing Pessoal e Profissional, Turismo como Negócio, Técnicas de Vendas e Atendimento ao Público, entre outros. Também foram realizados cursos de qualificação para baianas, abordando uma variedade de temas, incluindo “Respeito à diversidade — como tratar bem o turista LGBTQIAPN+”, e de inglês básico aplicado para serviços turísticos, voltado para guarda-vidas municipais.

Ainda entre as iniciativas, houve ação de capacitação para agentes de viagem e operadores de turismo, além de Missões Empresariais organizadas com o propósito de levar empresários e atores do trade turístico de Camaçari a buscarem novos conhecimentos em feiras e eventos de negócios em Turismo em outros estados, abrangendo artesãos com roteiros imersivos. Ao todo, já foram beneficiadas cerca de 500 pessoas.

Atenta ao impacto que a qualificação profissional tem na vida das mulheres, a Secretaria da Mulher (Semu) tem promovido capacitações voltadas ao público feminino através do projeto Qualifica Mulher, captando parcerias para o oferecimento de cursos que as reinserem no mercado de trabalho, no âmbito das ações do Núcleo de Qualificação e Intermediação Profissional.

Já foram oferecidos 10 cursos gratuitos. Em oito deles foi ofertado auxílio-permanência e alimentação, através da parceria com o Governo do Estado. Junto ao Senac, são promovidos ainda os cursos de Manicure e Pedicure e o de Unhas Postiças Realistas. Outras ações incluem o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Médio, com qualificação em Agente de Inspeção de Qualidade, em parceria com o Senai e o Senac.

Cerca de 300 alunas já foram beneficiadas, com reserva de cotas de 10% para mulheres vítimas de violência atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Yolanda Pires (CRAM) e pelo Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM). Entre os cursos ofertados estão Auxiliar Administrativo com inglês; Agente de Portaria com noções de informática básica; Almoxarifado; Promotor de Vendas; Auxiliar de Logística; Mecânico de Manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares; e Higienização de Ambientes.

A titular da Semu, Branca Patrícia, ressalta que o projeto Qualifica Mulher é uma inovação da pasta na gestão. “Entendemos que capacitar mulheres é garantir autonomia e empoderamento. No Qualifica Mulher, destinamos parte de nossas vagas a mulheres vítima de violência, as quais têm uma oportunidade de qualificação para que sejam inseridas no mercado de trabalho. Assim, existe a quebra do ciclo da violência. A Semu acredita que a educação transforma vidas e por isso vamos em busca de parcerias e investimento em qualificação para as mulheres de Camaçari”, pontua.

Outra importante iniciativa da gestão voltada à profissionalização é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), promovida por meio da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Senai. A proposta é oferecer aos estudantes da EJA uma formação integrada que una escolarização e qualificação profissional, abrindo novas oportunidades de trabalho, crescimento pessoal e realização de sonho, garantindo mais cidadania e perspectivas para jovens e adultos que retornaram à escola em busca de um futuro melhor.

Estão entre os cursos ofertados: Operações de Logística, Agente de Observação de Segurança, Produção de Biscoitos e Sequilhos, Operador de Computação, Pintor de Obra, Assistente de Operação de Logística, Manutenção de Máquina Industrial, dentre outros, beneficiando mais de 1 mil pessoas.

Fotos: Patrick Abreu e Juliano Sarraf

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV