Imagem da notícias

Sedap inicia recadastramento do Mais Pesca com atendimento

Para garantir a continuidade do benefício do Programa Mais Pesca, pescadores artesanais e marisqueiras de Arembepe fizeram o recadastramento, nesta terça-feira (3). A ação da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca de Camaçari (Sedap) na localidade segue até sexta-feira (6), na Rua Direta de Arembepe, no estacionamento do ponto de ônibus, próximo à feirinha livre da pasta instalada na região.

O titular da Sedap, Fabiano Dourado, destacou a importância da ação para cumprir a legislação. “Esse programa beneficia o pescador e a marisqueira do nosso município e é um benefício que hoje é de R$ 600,00 e ajuda muita gente. A nossa ideia é que eles estejam contemplados e estejam dentro dos critérios, como pede a lei e eles continuem recebendo esse programa que é tão importante pra eles”, afirmou ao destacar ainda as ações descentralizadas da pasta.

A iniciativa também foi ressaltada pelo presidente da Colônia Z-14, Marcos Campos. “É um benefício muito importante para a classe, o pescador, a marisqueira e que o novo governo, através da Sedap, está fazendo um grande trabalho em ter o recadastramento, obedecendo a lei. E pescadores e marisqueiras hoje estão se organizando, como antes não era organizado e é muito importante para a classe”, ressaltou.

Um dos recadastrados foi o pescador Juraci da Silva Bonfim, 53 anos, que falou sobre o benefício. “É muito importante, pra gente pescador. No inverno nós ficamos muito parados e ajuda. Com o meu benefício, compro minhas linhas, os anzóis, o kit de pescaria”, afirmou.

A marisqueira, Cláudia do Nascimento Tavares, 53 anos, também pontuou sobre o programa. “É importante para a gente, pescadoras e marisqueiras, da orla de Camaçari. Pelo fato de que serve para comprar um remédio, um alimento, nossos aviamentos de pesca e as coisas mais”, disse.

Para realizar o recadastramento, é necessário apresentar os seguintes documentos: Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP); declaração da Colônia Z-14 e/ou da Associação de Pescadores e Marisqueiras de Camaçari, devidamente legalizada e com jurisdição sobre a área de atuação do pescador artesanal ou marisqueira; comprovante de residência no município, a exemplo de contas de água, luz ou telefone, do Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU), ou, ainda, declaração de moradia emitida por órgãos oficiais ou pelo proprietário do imóvel; do grupo familiar são exigidos o Número de Identificação Social (NIS), RG, CPF, comprovante de renda (contracheque ou carteira de trabalho), Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) com validade de até 30 dias e declaração de benefício do INSS, também com validade de até 30 dias; caso possua filhos, comprovante de matrícula escolar dos menores de 12 anos e cartão de vacinação atualizado dos menores de 7 anos; além de certificado de capacitação, oferecido pela pasta ou outros.

Após Arembepe, a ação de recadastramento itinerante chega a Itacimirim nos dias 9 e 10 de fevereiro, na Associação de Pescadores da localidade, situada na Praia da Espera. E para encerrar, nos dias 11, 12 e 13 o recadastramento ocorrerá na sede da Sedap, localizada na Casa do Trabalho, na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), no Centro.

Atualmente, o Programa Mais Pesca beneficia 206 pescadores e marisqueiras do município, que desde 2025 passaram a receber R$ 600,00, que representou um aumento de 20%. O processo de recadastramento está regulamentado pela Portaria n.º 001/2026, de 14 de janeiro, publicada na edição n.º 2789 do Diário Oficial do Município (DOM), que pode ser conferida aqui.

Conforme estabelece a Lei Municipal n.º 1.584/2019, o Programa Mais Pesca integra as ações da Prefeitura de Camaçari voltadas à valorização dos pescadores e marisqueiras, promovendo inclusão social, geração de renda e desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras locais.

Foto: Juliano Sarraf

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV