Imagem da notícias

Líder do Comando Vermelho na Bahia é preso em operação

O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou, nesta quinta-feira (5), a terceira fase da operação “Premium Mandatum”, realizada em Petrolina (PE), contra integrantes de uma organização criminosa com atuação em Senhor do Bonfim e no norte da Bahia. Durante a ação, um líder regional do Comando Vermelho foi capturado.

Prisão e apreensões

O suspeito estava foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, e foi preso em flagrante por posse ilegal de armas. No local, foram apreendidas quatro armas de fogo — entre espingardas e pistolas — além de munições e um celular.

Operação integrada

A ação foi conduzida pelo Gaeco Norte e pela 3ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, com apoio do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior de Pernambuco (BEPI-PE) e da Cipe-Caatinga. As medidas foram autorizadas pela Vara Criminal da Comarca de Senhor do Bonfim.

Etapas anteriores

Segundo o MPBA, os alvos desta fase não haviam sido localizados nas etapas anteriores, quando foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão em municípios da Bahia, como Senhor do Bonfim e Juazeiro, além de ações em Santa Catarina. Nas fases iniciais, 48 pessoas foram denunciadas, principalmente ligadas ao núcleo financeiro da facção, e houve o bloqueio judicial de R$ 44 milhões.

Estrutura da facção

As investigações apontam que o Comando Vermelho possui uma estrutura hierárquica organizada, com ordens partindo inclusive de integrantes presos. Um dos líderes, mesmo detido, coordenava ações violentas, como execuções, além de gerenciar o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas.

O esquema também envolvia familiares, que cediam contas bancárias para movimentar recursos e dificultar o rastreamento pelas autoridades.

Objetivo da operação

Para o MPBA, esta terceira fase é essencial para desarticular a cadeia de comando e interromper o fluxo financeiro que sustentava as atividades criminosas. O material apreendido deve servir como novas provas para aprofundar as investigações e responsabilizar todos os envolvidos.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV