Imagem da notícias

Programa que investiga ruralidades no Brasil estreia na Bahia

A série documental “Ruralidades”, da Têm Dendê Produções, estreia na próxima terça-feira (10), às 18h, na TV COM (BA). Com 13 episódios de 26 minutos cada, o projeto já tem confirmada exibição nacional ainda no primeiro semestre, na TV Aparecida. “Ruralidades” se debruça sobre as áreas rurais do Brasil, passando por diversas regiões do país conhecendo pequenos e médios produtores, agricultores, criadores e famílias do campo, sob a direção geral de Vânia Lima e Walkiria Hamu Mattar.

Produzida por seis equipes em sete estados — Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais — a série é apresentada por Karoline Meira. A direção de episódios contou com Athos Muniz (RN), Clemilson Farias (AM), Daniel Calil e Perseu Azul (MT), Jorge Baía (BA), Pedro Novaes (GO) e Walkiria Hamu Mattar (SP/MG). “Ruralidades” dá destaque à agricultura familiar — que congrega cerca de 4 milhões de estabelecimentos rurais no país — e evidencia sua importância econômica e social: embora muitos desses produtores atuem em pequenas áreas, respondem por uma parcela expressiva da oferta de alimentos, chegando a produzir cerca de 70% dos alimentos consumidos internamente no país. A série mostra como essas famílias são fundamentais para a segurança alimentar, para a manutenção de saberes tradicionais e para a diversificação econômica das regiões rurais.

O episódio de estreia abrange o surgimento do interesse por trabalhar no agronegócio e as suas cadeias produtivas. Em Cunha (SP), o programa apresenta um lavandário que leva à fabricação de itens derivados de plantas, como essências e óleos. Já em Itabuna (BA), uma fazenda de laticínios focada na fabricação de queijos se aproxima da história anterior ao trazerem a agroindústria como peça fundamental de sustentação e prosperidade para os pequenos produtores agrícolas de todo o país. 

“‘Ruralidades’ revela um Brasil muitas vezes invisível, mas presente todos os dias na nossa mesa”, afirma Vânia Lima. Para Walkiria Hamu Mattar, “trabalhar com equipes locais permitiu captar sotaques e vivências diversas — o resultado é um retrato plural e humano daquilo que produz o país”. Os demais episódios abordam tradições rurais, participação da juventude, cooperativismo, produção sustentável, assentamentos produtivos, mecanização e inovação, novas formas de plantio, protagonismo feminino, exportação e o papel estratégico da agricultura familiar.
Serviço
Estreia da série “Ruralidades”
Produção: Têm Dendê Produções
Estreia: Terça (10/03), 18h — TV COM (BA)
Exibição nacional: TV Aparecida — maio de 2026
Duração: 13 episódios x 26 minutos
Apresentação: Karoline Meira

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV