Imagem da notícias

Senadores organizam jantar em apoio à indicação de Messias

Senadores organizam, na noite desta quarta-feira (8), um jantar de apoio ao ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o STF (Supremo Tribunal Federal).

O convite aos parlamentares foi enviado pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP), que já declarou voto favorável a Messias.

Senadores que articulam a favor de Messias reconhecem que ele ainda não têm o apoio suficiente, mas que o cenário é melhor do que o do final do ano passado, quando a sabatina chegou a ser marcada. No entorno do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o quadro é visto como “inalterado”.

No último fim de semana, o presidente Lula teria conversado novamente com Alcolumbre e, desta vez, teria tratado da situação de Messias, segundo relatos de petistas feitos sob reserva. A assessoria do presidente do Congresso nega que o encontro tenha ocorrido.

Messias intensificou a articulação com o Senado desde a última semana, após o envio da mensagem presidencial do Palácio do Planalto que formaliza a indicação ao STF. O governo segurou o envio como estratégia para evitar uma votação no ano passado, antes que o AGU conseguisse construir um quórum seguro.

O ministro pretende retomar o périplo pelo Senado e procurar senadores que, inclusive, já visitou anteriormente.

O jantar desta quarta dá sequência a uma estratégia de aproximação com partidos da base aliada. Messias também chegou a ter encontros do tipo com a bancada feminina. Até agora, porém, não teve encontros com Alcolumbre e com senadores como Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sergio Moro (PL-PR), ambos do PL.

Articuladores tentam construir uma margem segura para fazer a votação e a sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) ainda neste semestre e afirmam que o ministro terá votos até mesmo da oposição.

Ministros do STF, como André Mendonça, têm ajudado a angariar votos e a votação secreta tende a ajudar Messias. Antes do envio da mensagem presidencial, Alcolumbre chegou a sinalizar a aliados que a votação da indicação poderia ficar para depois das eleições.

Fonte: cnnbrasil

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV