
Lauro de Freitas sediou, nesta terça-feira (9), mais uma etapa do Seminário de Integração Regional promovido pela Associação Força Invicta, em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O encontro reuniu representantes das forças de segurança, empresários, educadores, comerciantes e integrantes da sociedade civil organizada para discutir ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com uma população superior a 200 mil habitantes e forte integração com a capital baiana e os demais municípios da RMS, Lauro de Freitas enfrenta desafios constantes relacionados à segurança. Durante o seminário, foram apresentados dados que apontam uma redução significativa dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região no primeiro semestre de 2026.
Segundo o comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS), coronel Paulo Guerra, os números revelam uma queda de 30,11% nos casos de mortes violentas. Entre janeiro e junho de 2025 foram registradas 186 ocorrências, enquanto no mesmo período deste ano o número caiu para 130 casos, representando 56 vidas preservadas.

“O trabalho desenvolvido pelas forças de segurança tem sido permanente. Atuamos em uma região estratégica para a economia baiana, com importantes polos industriais, forte atividade turística e intenso fluxo populacional. Isso exige integração, planejamento e ações coordenadas”, destacou o coronel.
Os resultados apresentados durante o seminário mostram que a redução da criminalidade tem sido observada em diversos municípios da RMS. Dias d’Ávila registrou queda de 47,4% nos índices de CVLI, enquanto Camaçari apresentou redução de 41,8%. Também houve diminuição dos casos em cidades como Candeias, Pojuca e São Sebastião do Passé.

Além dos indicadores relacionados aos crimes letais, o CPRMS apresentou dados de produtividade operacional. No período, foram realizadas 1.406 conduções às delegacias, 443 prisões em flagrante e o cumprimento de 91 mandados judiciais. As ações também resultaram na apreensão de 99 armas de fogo, 859 veículos e na recuperação de 241 automóveis devolvidos aos seus proprietários.
A atuação das forças de segurança também tem sido reforçada por iniciativas preventivas desenvolvidas junto à comunidade. Em Lauro de Freitas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atendeu 458 estudantes apenas no primeiro semestre de 2026, promovendo ações educativas voltadas para cidadania, prevenção ao uso de drogas e combate à violência.

Os resultados apresentados foram bem recebidos pelos participantes do seminário. Para Rafael Henrique, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Lauro de Freitas (Asprolf), a divulgação dos números contribui para aproximar a população das ações desenvolvidas pelas instituições.
“Muitas vezes convivemos com uma sensação constante de insegurança. Conhecer esses dados ajuda a compreender melhor o trabalho realizado e os esforços empregados diariamente pelos profissionais da segurança pública”, afirmou.
A delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) em Lauro de Freitas, Valdirene Lima, também destacou a importância de tornar os resultados mais conhecidos pela população.
“As notícias negativas costumam ganhar mais visibilidade. Por isso, é fundamental divulgar os avanços alcançados para que a sociedade reconheça o trabalho que vem sendo realizado”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Associação Força Invicta, major PM Igor Rocha, o principal objetivo do seminário é fortalecer o diálogo entre a sociedade e os órgãos responsáveis pela segurança pública.
“Queremos criar um espaço de escuta e aproximação, onde os cidadãos possam apresentar suas demandas e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas e das ações de segurança em seus municípios”, explicou.
A percepção positiva da população em relação ao trabalho das forças de segurança também foi evidenciada por pesquisa realizada pela Ouvidoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em setembro de 2025. O levantamento apontou que cerca de 70% dos entrevistados avaliaram positivamente a atuação das instituições de segurança pública em Lauro de Freitas.
Após a etapa realizada no município, o Seminário de Integração Regional segue para Juazeiro, no norte da Bahia, onde acontece a próxima edição do encontro na quinta-feira (11).

Compartilhar Notícia