Imagem da notícias

Fux manda TJ-BA manter bilhões em depósitos judiciais no BRB por mais 90 dias - LFTV

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) mantenha por pelo menos 90 dias os depósitos judiciais sob custódia do Banco de Brasília (BRB). A decisão suspende, temporariamente, a transferência dos recursos para a Caixa Econômica Federal.

Na avaliação de Fux, a retirada dos valores administrados pelo banco poderia provocar um “impacto grave, imediato e substancial”, principalmente sobre a liquidez da instituição financeira.

Os depósitos judiciais são valores vinculados a processos que permanecem sob supervisão da Justiça enquanto não existe uma decisão definitiva sobre a destinação do dinheiro. Esses recursos ficam depositados em instituições financeiras até que possam ser liberados conforme determinação judicial.

Recursos ganham importância em meio à situação do BRB

O BRB conquistou nos últimos anos contratos para administrar depósitos judiciais de diferentes estados. Além da Bahia e do Distrito Federal, a instituição passou a custodiar recursos dessa natureza em Alagoas, Paraíba e Maranhão.

A permanência desses valores no banco ganhou maior relevância diante da situação envolvendo o BRB e o caso Banco Master. Em meio às preocupações relacionadas à instituição, outros tribunais adotaram medidas envolvendo a custódia de seus depósitos.

No Distrito Federal, por exemplo, o Tribunal de Justiça decidiu transferir esses recursos para a Caixa Econômica Federal.

Segundo informações apresentadas pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal em uma ação anterior, o BRB mantinha mais de R$ 11,9 bilhões em depósitos judiciais exclusivos em sua carteira.

Fux já havia determinado operação do TJ-BA com BRB

Esta não é a primeira decisão recente de Fux envolvendo a relação entre o Tribunal de Justiça da Bahia e o Banco de Brasília.

Em junho, o ministro determinou que o TJ-BA não utilizasse o Banco do Brasil na administração de uma operação de R$ 2 bilhões, com garantia da União, destinada ao pagamento de precatórios.

Na ocasião, Fux determinou que a operação fosse realizada pelo BRB, considerando o contrato de exclusividade existente para a gestão desses recursos.

Com a nova decisão, os depósitos judiciais vinculados ao TJ-BA deverão permanecer no Banco de Brasília durante os próximos 90 dias, enquanto a questão sobre a custódia dos valores continua sendo analisada.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Notícias relacionadas
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV