Operação Ronda Maria Da Penha (ORMP) chega ao quinto ano com mais de 27 mil fiscalizações

Especializada no combate à violência contra a mulher, a Operação Ronda Maria Da Penha (ORMP) da Polícia Militar completou, neste domingo (8), cinco anos de existência com mais de 27 mil fiscalizações e 24 mil rondas preventivas. A unidade, inaugurada em 2015, já está presente em 14 cidades baianas.

Até 2019 foram fiscalizadas 27.065 medidas protetivas concedidas para mulheres vítimas de agressão, efetuadas 24.083 rondas preventivas, realizadas mais de 2.200 palestras e eventos voltados para conscientização de agressores e empoderamento de vítimas além de efetuadas 271 prisões em flagrante.

Além do atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência, a unidade da PM também oferece cursos como o ‘Ronda Para Homens’, voltado para educar o público masculino, combater a cultura do machismo e quebrar o ciclo de violência doméstica, projeto premiado desenvolvido por um dos policiais que atuam na especializada. 

De acordo com a major PM Denice Santiago, comandante da OPRMP, a unidade também busca atuar em rede para reforçar e ampliar o combate. “A luta contra o machismo, que é uma doença social, só pode ser curada se toda a sociedade se curar”, enfatizou. O serviço também é oferecido ao público externo.

A ORPM está presente na capital baiana e em outros 13 municípios sendo Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Sobradinho, Guanambi, Sobradinho e Barreiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram