Imagem da notícias

Prefeitura realiza limpeza de canais em diversas localidades - LFTV

9 de março de 2020

A Prefeitura de Camaçari está atuando em diversos pontos do município, tanto da sede quanto da costa, e de forma preventiva realiza limpeza de seis canais. A ação está acontecendo de forma simultânea e visa à prevenção de transbordamentos durante o período chuvoso, evitando assim, maiores problemas como: acidentes, alagamentos de residências e proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As ações estão acontecendo na travessa do Alecrim, Jardim Brasília em direção ao bairro Dos 46; no Jardim Limoeiro; no Parque das Mangabas; em Pau Sul e Buris de Abrantes, ambos em Vila de Abrantes; e no canal de Guajirus, em Jauá. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), pasta responsável pela execução dos trabalhos, a limpeza é feita por meio de maquinários, a exemplo de retroescavadeira, escavadeira hidráulica e caçamba, que auxiliam na retirada e descarte de todo material recolhido, e/ou de forma manual para permitir mais fluidez à água, principalmente em dias chuvosos.

Ainda segundo a pasta, os serviços de limpeza passarão pelos canais do Novo Horizonte; Gleba E e trechos das ruas das Flores e do Toco, ambas localizadas no referido bairro; Nova Vitória; Jardim Brasília; Parque Florestal; Phocs II e III; Malícia e Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes; e Beco da Cebola, em Monte Gordo.

Os trabalhos que são executados incluem o desassoreamento, que consiste na limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de rios e córrego, e na retirada do lixo depositado irregularmente. A ação de limpeza ainda conta com operações de capinação, destocamento (limpeza de solo através da retirada dos tocos ou restos de árvores), escavação e remoção de resíduos, a fim de permitir o livre escoamento das águas pluviais.

A proposta da gestão pública é intensificar e expandir o trabalho, de modo a alcançar todos os canais da cidade antes do inverno. Com isso, a Seinfra pede a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo e entulho nas ruas, em áreas verdes, espaços públicos ou nas margens dos rios, já que este crime ambiental é a principal causa de alagamentos.

Força Tarefa

Em consonância com a ação de limpeza de canais, a gestão pública deu início, nesta semana, à Operação Chuva. Uma equipe, composta por membros das diversas secretarias do governo, está mobilizada e realiza vistorias na busca por alternativas que amenizem possíveis situações de emergência, dando uma atenção maior às áreas de risco. Durante a ação, os gestores aproveitam para orientar moradores que construíram suas casas em cima de córregos e vivem em locais que oferecem perigo, a fim de evitar tragédia.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV