Prefeitura realiza limpeza de canais em diversas localidades

A Prefeitura de Camaçari está atuando em diversos pontos do município, tanto da sede quanto da costa, e de forma preventiva realiza limpeza de seis canais. A ação está acontecendo de forma simultânea e visa à prevenção de transbordamentos durante o período chuvoso, evitando assim, maiores problemas como: acidentes, alagamentos de residências e proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As ações estão acontecendo na travessa do Alecrim, Jardim Brasília em direção ao bairro Dos 46; no Jardim Limoeiro; no Parque das Mangabas; em Pau Sul e Buris de Abrantes, ambos em Vila de Abrantes; e no canal de Guajirus, em Jauá. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), pasta responsável pela execução dos trabalhos, a limpeza é feita por meio de maquinários, a exemplo de retroescavadeira, escavadeira hidráulica e caçamba, que auxiliam na retirada e descarte de todo material recolhido, e/ou de forma manual para permitir mais fluidez à água, principalmente em dias chuvosos.

Ainda segundo a pasta, os serviços de limpeza passarão pelos canais do Novo Horizonte; Gleba E e trechos das ruas das Flores e do Toco, ambas localizadas no referido bairro; Nova Vitória; Jardim Brasília; Parque Florestal; Phocs II e III; Malícia e Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes; e Beco da Cebola, em Monte Gordo.

Os trabalhos que são executados incluem o desassoreamento, que consiste na limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de rios e córrego, e na retirada do lixo depositado irregularmente. A ação de limpeza ainda conta com operações de capinação, destocamento (limpeza de solo através da retirada dos tocos ou restos de árvores), escavação e remoção de resíduos, a fim de permitir o livre escoamento das águas pluviais.

A proposta da gestão pública é intensificar e expandir o trabalho, de modo a alcançar todos os canais da cidade antes do inverno. Com isso, a Seinfra pede a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo e entulho nas ruas, em áreas verdes, espaços públicos ou nas margens dos rios, já que este crime ambiental é a principal causa de alagamentos.

Força Tarefa

Em consonância com a ação de limpeza de canais, a gestão pública deu início, nesta semana, à Operação Chuva. Uma equipe, composta por membros das diversas secretarias do governo, está mobilizada e realiza vistorias na busca por alternativas que amenizem possíveis situações de emergência, dando uma atenção maior às áreas de risco. Durante a ação, os gestores aproveitam para orientar moradores que construíram suas casas em cima de córregos e vivem em locais que oferecem perigo, a fim de evitar tragédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram