Imagem da notícias

Projeto de lei quer instituir empréstimo compulsório para empresas - LFTV

22 de abril de 2020

Entidades representativas da advocacia encaminharam ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em que manifestam preocupação com o projeto de lei que quer instituir empréstimo compulsório para despesas urgentes causadas pela pandemia do coronavírus (Covid-19). 

O documento, encaminhado nesta segunda-feira (20/4), reclama do PLP 34/2020, de autoria do deputado Wellington Roberto (PL-PB). Caso seja aprovado, as pessoas jurídicas com patrimônio líquido igual ou superior a R$ 1 bilhão estarão sujeitas ao empréstimo compulsório.

Pelo texto, o Governo Federal é autorizado a cobrar dos sujeitos passivos definidos valor equivalente a até 10% do lucro líquido apurado a título de empréstimo compulsório.

De acordo com Wellington Roberto, a ideia tem apoio de PP, PTB e Solidariedade, além de lideranças da Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

De acordo com as associações, o projeto vai gerar mais litigiosidade, além de estar em desacordo com a Constituição Federal de 1988 e contrariar precedentes do Supremo Tribunal Federal. 

As entidades alegam ainda que a medida contraria as recomendações da Organização para Cooperação ao Desenvolvimento Econômico, que aponta que “ainda não é o momento de se pensar em recuperação da receita púbica, pois a forma mais sustentável de retomada da receita púbica é pela retomada da atividade econômica”.

Assinam o pedido a Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Centro de Estudo das Sociedades de Advogados (Cesa); o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp); a Associação Brasileira de Direito Financeiro; a Associação Brasileira de Direito Tributário; o Grupo de Estudos Tributários Aplicados; o Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (Sinsa), e o Movimento de Defesa da Advocacia.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV