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Lauro de Freitas: SAMU registra aumento de 20% nos atendimentos nos primeiros meses de 2021 - LFTV

23 de março de 2021

Medidas restritivas, sistema de saúde referenciado para pacientes com covid-19 atuando no limite da capacidade, UPAs lotadas e cerca de dez regulações diárias de pacientes do município para unidades de suporte avançado. Diante desse cenário de sobrecarga, o Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Lauro de Freitas registrou nos primeiros dois meses de 2021 um aumento de 20% nos atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado.

A coordenadora do Samu, Amanda Dantas explica que ao mesmo tempo que as chamadas para pacientes apresentando sintomas da covid-19 subiram, o balanço registrou redução de 30% nas chamadas relacionadas a causas externas como acidentes, agressões ou doenças crônicas ou afogamentos no comparativo entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021. Ela acredita que um dos fatores para a diminuição destes atendimentos seja o isolamento social. “As pessoas estão ficando mais reclusas, são menos viagens ou festas o que acarretou nesta estatística”, contou.

Em contraponto, a estatística apresentou crescimento nas chamadas relacionadas a quadros clínicos. O comparativo revelou a ascensão dos relatos de pacientes com queixas de falta de ar, febre e dispneias, sintomas característicos da covid-19. “Com a escalada dos atendimentos foi necessária a ampliação da frota de ambulâncias. Hoje contamos com uma unidade avançada, uma unidade básica, motolância, uma unidade básica extra e uma ambulância avançada para transferências intra-hospitalares para atender o aumento das ocorrências”, informou.

O tempo médio para regular pacientes do Samu para unidades de saúde referenciadas antes da pandemia era de uma hora, a média de espera agora está em torno de quatro a seis horas. “A demanda aumentou muito por conta da elevação do número de pessoas infectadas pelo vírus que agora está mais forte com variantes”, destacou.

Profissionais sobrecarregados

Com o aumento da demanda, há também uma sobrecarga dos profissionais, o desgaste físico e emocional. Atualmente a unidade conta com 60 colaboradores que formam uma equipe multidisciplinar composta por intervencionistas capacitados como intensivistas e emergencistas, além da equipe administrativa e assistenciais. “Muitos dos colaboradores foram acometidos pela covid-19 e nestes períodos temos que fazer ajustes de escalas, em busca de mantermos a plena efetividade do serviço no atendimento à população, com isso a carga horária muitas vezes é dobrada. Estamos vivendo isso há quase um ano”, completa Amanda. 

Perfil dos pacientes chama atenção

A técnica de enfermagem Carla Souza, relata que o perfil dos pacientes está mudando, com chamadas para atendimentos a pessoas cada vez mais jovens. “Um caso que chamou muito a minha atenção foi a ocorrência realizada em um paciente jovem sem comorbidades, encontrado em casa, diagnosticado com covid-19 há cinco dias, com sinais de insuficiência respiratória aguda, com febre de mais de 40º. Rapidamente o médico precisou realizar a intubação orotraqueal (IOT) e encaminhá-lo para UTI. Fiquei impressionada com as condições que ele se encontrava por ser tão jovem”, contou. 

Ambulâncias à postos

As ambulâncias do Samu ficam localizadas estrategicamente de modo a otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento para unidades de saúde de acordo com a gravidade da ocorrência. A cada retorno das chamadas as ambulâncias são desinfectadas. Os veículos são higienizados com produtos como hipoclorito de sódio em alta concentração, álcool 70%, ozônio, quaternário de amônio e sabão, o mesmo ocorre com a sede da unidade uma vez ao dia.

Amanda esclarece que o atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico 192, quando são realizadas as primeiras orientações. A ligação é gratuita, e pode ser feita de telefone fixo ou móvel.  “É necessário que a população responda corretamente aos questionamentos dos atendentes, porque para socorrer os casos suspeitos da Covid-19 precisamos estar devidamente paramentados, o que garante a proteção do profissional e da população”, alertou.

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