29 de abril de 2021
Nesta quinta-feira (29), Agentes de limpeza com idade entre 55 e 59 anos começam a receber a primeira dose da vacina contra Covid 19 em Lauro de Freitas. A aplicação será realizada na sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP).
O secretário municipal da Saúde, Augusto Cesar Pereira, explica que a pequena quantidade de doses que sobraram após a vacinação desta quarta-feira (28) não justifica a convocação de público alvo nos dives. “Vamos aguardar que o Governo Federal envie um novo lote”. Já a vacinação da segunda dose será retomada nesta sexta-feira (30) para os idosos e profissionais da saúde que estão dentro do prazo registrado na caderneta
Nesta quarta-feira, 339 pessoas foram vacinadas, entre profissionais da educação e pessoas com Síndrome de Down, com a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca nos pontos montados na Quadra da Escola Dois de Julho (Itinga) e Ginásio do Aracuí (Rua dos Vereadores).
Em atuação há mais de 20 anos, a professora Alzenir Suzart, 55, celebrou o momento e relembrou com carinho da mãe e irmã que faleceram vítimas da Covid-19, antes da oportunidade de tomar a vacina. “A gente fica mais sensível ainda. Mesmo sendo a primeira dose, considero um grande passo na luta contra essa doença”, disse.
Alzenir comentou ainda sobre a realidade da educação em tempos de pandemia. Ela defende o retorno das aulas apenas após a vacinação de toda a comunidade escolar.
“O retorno da escola é importante sim, mas depois que todos nós estivermos vacinados. Ressalto que deve ser todo mundo que está inserido no contexto da educação, já que a escola não é formada apenas de professores, nós somos um grupo, composto por porteiro, zelador, a pessoa da lanchonete… todos que estão envolvidos”, opinou.
Lauro de Freitas integra a lista de municípios baianos que optaram por não marcar data para o retorno das aulas presenciais ao analisar o número de óbitos pela Covid-19, o surgimento de novas variantes e a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após encontro virtual que resultou na medida, a prefeita Moema Gramacho, presidenta do Consórcio Metro Recôncavo Norte, declarou que sem uma programação mais efetiva da chegada de vacinas para os trabalhadores da educação, a decisão foi manter a cautela e cobrar do Governo Federal mais celeridade na aquisição de mais vacinas..
Lauro de Freitas já aplicou a primeira dose da vacina em mais de 28 mil pessoas e mais de 12 mil já foram imunizadas com a 2ª dose, de acordo com informações divulgadas pela SESA.
Compartilhar Notícia