Imagem da notícias

Camaçari: Qualificação de atendimento e protocolos sanitários são temas de reunião na Cidade do Saber - LFTV

29 de julho de 2021

Em atenção à necessidade de garantir o retorno das atividades da Cidade do Saber com o cumprimento devido dos protocolos sanitários, e ainda de qualificar o atendimento ofertado, as secretárias da Cultura, Márcia Tude, e do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, além do subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, estiveram reunidos nesta quinta-feira (29/7) a fim de pactuar estratégias conjuntas para a efetiva segurança na volta às aulas. O encontro também contou com a participação da equipe técnica da Secretaria da Cultura (Secult), que apresentou dados referentes aos atendimentos na instituição.

Durante a pandemia, as atividades aconteceram de forma on-line, através de aulas remotas que contaram com 1.923 participantes, entre os cursos de balé, bateria, danças de salão e contemporânea, fitness, teatro para o público infantil e para adolescentes, teclado e violão. A análise de dados apresentou ainda que, entre 2017 a 2019, mais de 112 mil pessoas foram contempladas direta ou indiretamente pelas atividades da Cidade do Saber. Do quantitativo de alunos, 76% são beneficiários do programa Bolsa Família e 56% têm renda familiar de até um salário mínimo.

Para a secretária Márcia Tude, os números reforçam o papel que a instituição tem em promover a inclusão social. Em vista a esta realidade, foi proposta a implantação de dois núcleos, um de atendimento de urgência e outro de apoio psicossocial. “Isso vai garantir um melhor atendimento, principalmente considerando o grau de vulnerabilidade de nossos alunos e o registro de algumas ocorrências. Esse cuidado com a infância, adolescência e a melhor idade, que são nossos grupos prioritários, faz com que a gente tenha mais preocupação em garantir a segurança na reabertura”, afirmou.

O núcleo de atendimento de urgência, estabelecido em conjunto com a Secretaria da Saúde (Sesau), deve prestar atendimentos de saúde de baixa e média complexidade ao público da Cidade do Saber. E em parceria também com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), o núcleo de apoio psicossocial tem a finalidade de atender a necessidade dos estudantes que apresentam alguma dificuldade indicadora de sofrimento psíquico que, por sua vez, impacta diretamente no processo de ensino aprendizagem. A iniciativa tem em vista, sobretudo, o impacto da pandemia da Covid-19 na saúde física e psicológica das pessoas.

O subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, destacou que a reunião foi muito importante, pois o retorno das atividades da Cidade do Saber é positivo para a população, principalmente para a cultura. “Iremos retornar obedecendo todos os protocolos sanitários, com toda segurança para os alunos, professores e demais funcionários”, pontuou.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, afirmou que acredita na união das secretarias em prol da gestão, mas, principalmente, para beneficiar a população. “Parabenizo a Secult por essa iniciativa. E tenho certeza que juntos vamos avançar ainda mais!”.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV