Imagem da notícias

Lauro de Freitas: Operação ‘Bons Tratos’ autua clínicas e hospitais veterinários - LFTV

13 de setembro de 2021

O Procon Municipal de Lauro de Freitas, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), iniciou nesta segunda-feira (13), a Operação Bons Tratos. O objetivo é avaliar as condições de consultórios, hospitais veterinários e estabelecimentos comerciais instalados nesses locais, além de possíveis situações de maus-tratos aos animais. As atividades tiveram início na manhã de hoje e seguirão até o dia 30 de setembro.

No primeiro dia de ação, a clínica veterinária Vilas e o Hospital Veterinário Eu Amo Animais foram autuados por dispor de medicamentos fora da validade. Segundo o diretor de fiscalização do órgão municipal, Breno Mauro Lemos, os estabelecimentos têm, a partir de agora, 10 dias corridos para apresentar a defesa.  

“O Procon indica os materiais como impróprios e orienta o descarte correto. No momento da defesa o estabelecimento precisa comprovar, através de laudo ou nota fiscal, que fez aquele descarte de forma correta e para não trazer nenhum tipo de dano ao meio ambiente”, explicou. Em caso de situação de maus-tratos, as denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público.

Nos locais, os agentes da pasta também verificam a existência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), tabela de valores de produtos e serviços, possível venda casada, vencimento dos medicamentos e a existência de demais irregularidades

O CRMV-BA fiscaliza a estrutura dos estabelecimentos em cumprimento à resolução do conselho federal 1275/2019. Alexsander Ramos, coordenador de fiscalização do órgão, ressaltou que avalia a fachada, consultório, sala de cirurgia (preparo, assepsia, equipamentos e seu funcionamento), para proporcionar melhor qualidade no atendimento aos animais.

Mais qualidade e segurança

Na Clínica Veterinária Vilas, primeiro estabelecimento vistoriado, a estudante de medicina veterinária Larissa Bispo, 37, elogiou a ação. Tutora de Bob, ela foi ao local para levar o animal para tirar o fixador, instalado após o pet quebrar a perna. “Iniciativas como essas são importantes para assegurar bons cuidados com os nossos animais, atestar a qualidade dos atendimentos e produtos usados durante os procedimentos”, disse. Ela é cliente do local há mais de 20 anos.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV