Camaçari: Servidores da Câmara participam de workshop sobre como lidar com a ansiedade

A Câmara de Camaçari ofertou aos seus servidores, na tarde desta segunda-feira (20/09), o Workshop “Aprendendo a Lidar com a Ansiedade”. Ministrado pela psicóloga e servidora da Casa, Jamille Lourenço, a atividade faz parte da programação especial realizada pelo Legislativo em alusão à Campanha Setembro Amarelo, que tem como um dos objetivos cuidar da saúde mental e a prevenção ao suicídio.

O encontro compartilhou com os participantes conceitos e informações importantes sobre o transtorno de ansiedade e trouxe também reflexões sobre caminhos para modificar os padrões de pensamentos que podem levar a um quadro patológico. “Ansiedade é um transtorno muito frequente em nossos dias que sofreu um aumento muito grande com a chegada da pandemia e todas as incertezas trazidas por ela. A volta ao ambiente de trabalho, o fato de estar fora de casa, reaprendendo a viver dentro do novo normal também tem sido uma situação que tem gerado níveis de ansiedade que precisam ser considerados e tratados”, explicou a psicóloga.

O encontro tratou de diversas nuances relacionadas ao tema, como por exemplo os principais sintomas físicos, emocionais, psicológicos e comportamentais de quadros de ansiedade. Além disso, também foi reforçada a importância de se atentar aos sinais que identificariam um quadro patológico de ansiedade e a busca por ajuda profissional para o fechamento do diagnóstico e a definição do tratamento adequado.

“É importante entender que todos nós temos ansiedade e ela faz parte da nossa realidade. Mas é preciso estar atento às consequências que ela gera no indivíduo e em como cada pessoa lida com esses níveis de ansiedade. Não há receita pronta. Por isso é tão importante buscar ajuda profissional para estabelecer os caminhos mais eficazes no tratamento que é totalmente individualizado”, destacou Jamille Lourenço.

O servidor da Coordenação de Informática da Câmara, Diogo Oliveira, acompanhou o workshop e definiu a atividade como uma ação importante no sentido de valorizar a saúde mental dos servidores. “A atividade foi interessante para reforçar a importância de cuidarmos da mente. Refazer comportamentos, realinhar pensamentos, encontrar uma atividade que faça bem ao corpo e à mente são ações importantes que ajudam a quebrar esses gatilhos que geram a sensação de ansiedade”, pontuou.

As atividades da Campanha Setembro Amarelo na Câmara seguem até o final do mês. Na próxima quarta-feira (22/09), a partir das 10h, acontece a prática Lian Gong, com a mediadora Juliana Cavalcanti. Já no dia 29 de setembro, será realizada a Feira da Primavera. As duas atividades acontecerão no estacionamento da Câmara Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram