Imagem da notícias

Banho de Vida acolhe pessoas em situação de rua - LFTV

9 de dezembro de 2021

Ação inédita em Lauro de Freitas, voltado a pessoas em situação de rua vinculadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).  

A iniciativa, realizada na manhã desta quarta-feira (08), na Itinga, incluiu duas refeições e serviços de corte de cabelo, banho, troca de roupas e doação de kits de vestuário, além de palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e higiene pessoal. 

Quem aprovou o novo visual foi o andarilho Antônio Marcos Borges, de 50 anos.  

“Gostei do novo jeito do cabelo. Hoje será um lindo dia para a gente”, contou. Ele vive nas ruas há mais de 20 anos, após perder entes queridos e enfrentar dificuldades financeiras para arcar com as despesas da casa. Sobre a iniciativa, ele contou que gostou e pretende participar em outras oportunidades. “A gente se sente acolhido, é uma sensação boa em meio às turbulências diárias. Com certeza, eu estarei presente nas próximas”, comentou.  

O cardápio variado foi um dos principais motivos que levaram Pitter Santos, de 50 anos, a participar da ação. “Já garanti meu café, vou tomar um banho, usar roupas novas e ainda ganhar um bom almoço. Aqui tá bom demais”, disse.   

A atividade piloto é resultado da escuta social qualificada realizada pelo setor. Segundo Gicélia Queiroz, coordenadora do SEAS, participaram cerca de 20 pessoas, que por algum motivo desistiram da vida no lar, com a família, e vivem nas ruas da cidade.  

“É um momento de dignidade para eles entenderem que é possível sair dessa situação de vulnerabilidade. Essa ação é para cuidar e acompanhar eles”, contou.  

Gicélia comentou que pretende ampliar a iniciativa e realizar outras edições. “Ainda estamos estudando a possibilidade e vamos decidir após o resultado de hoje”, completou.  

Saúde 

A atividade também contou com o momento saúde e higiene pessoal durante a palestra ministrada pelo educador social da pasta, que tem formação em enfermagem, Nicose de Jesus. O profissional compartilhou informações acerca do câncer de próstata, fatores de risco e IST’s e dicas para manter a higiene em dia e evitar problemas de saúde.  

“É sempre bom passar esse conteúdo de conscientização para que eles tenham acesso a informação e procurem ajuda no surgimento de qualquer sintoma”.  

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV