Imagem da notícias

Secretária da Educação de Camaçari, Neurilene Martins, torna-se cidadã camaçariense - LFTV

14 de dezembro de 2021

A professora e secretária da Educação de Camaçari, Neurilene Martins Ribeiro, tornou-se oficialmente uma cidadã camaçariense.

A concessão do Título ocorreu na noite desta segunda-feira (13/12), em Sessão Especial realizada no Plenário Osvaldo Nogueira da Câmara Municipal. A honraria foi sugerida pelo presidente da Casa Legislativa, o vereador Júnior Borges, e apresentada pela Mesa Diretora.

A naturalidade oficial da cidade é dada para figuras públicas nascidas em outros municípios e que possuem um trabalho de destaque que, pelos impactos positivos de sua atuação política, profissional ou pessoal, para Camaçari, são reconhecidas, por contribuírem de alguma forma com o desenvolvimento da cidade. Além de Neurilene, na oportunidade, outras sete personalidades indicadas por parlamentares da Casa Legislativa receberam a honraria.

A atuação como secretária municipal de Educação de Camaçari tem sido marcada pelo princípio do “direito de aprender na escola”. A gestora tem se dedicado ao projeto ‘Educação Mais e Melhor’ todos os dias, onde a valorização dos profissionais da educação, através da formação continuada, bem como a qualificação dos espaços de trabalhos e os recursos, além da estrutura das carreiras, são pautas prioritárias. E ressalta-se ainda, a construção e implementação dos currículos comprometidos com os territórios e as identidades.

A luta incansável da professora Neurilene se ancora num trabalho em equipe, na qual a gestão democrática e participativa são condições para todos e todas, em que o direito de aprender é uma missão maior, todos os dias. Uma professora que luta incansavelmente por uma educação de qualidade, cuja as histórias de vida de estudantes e professores são os elementos fundantes dos currículos, pois revelam os saberes/fazeres e alimentam os sonhos das diferentes comunidades.

Acompanhada do marido e de dois dos três filhos, a nova cidadã camaçariense era só emoção, contentamento e orgulho. Em seu discurso, ela falou da honra e da felicidade que é se tornar cidadã do município e agradeceu à Câmara de Vereadores não só pelo título, mas por nunca ter deixado a educação de Camaçari sozinha.

“Quem diria que eu me tornaria filha de Camaçari? São cinco anos dedicados à educação neste município. Mas foi com a chegada da pandemia que eu entendi o porquê eu estava aqui. Para tocar um dos maiores projetos da minha vida: o Mais e Melhor Educação: em Casa. E é com muita gratidão que eu digo que hoje realizo muito mais do que um sonho, é a realização de um projeto de vida na minha maturidade. De tudo farei para me tornar uma pessoa melhor e a partir de agora reitero o meu compromisso social com a educação”, ressaltou Neurilene.
Se referindo a Neurilene como “minha professora querida”, o presidente Junior Borges entregou o título à secretária da Educação. Ladeado por outros vereadores e por profissionais de diversos setores da Secretaria da Educação (Seduc), ele destacou a capacidade e o comprometimento de Neurilene, após a missão dada pelo prefeito Elinaldo, que transformou a realidade das crianças e das escolas, trazendo dignidade e respeito para a educação de Camaçari.

Presente na cerimônia de entrega de título, o vice-prefeito, José Tude, agradeceu o trabalho desenvolvido por Neurilene à frente da Seduc, o qual, segundo ele, tem elevado o nível da educação do município a condições nunca antes vista.

Biografia

Nascida em 24 de agosto de 1968, no então povoado de Batinga, na cidade baiana de Itanhém, se formou em magistério no ensino médio. Anos depois e com muita batalha, deu início à sua vida acadêmica. Graduou-se em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Com ampla experiência na área de educação, na rede municipal de ensino de Salvador, dedicou-se à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em seguida, foi integrada à equipe gestora da Secretaria de Educação da capital baiana, onde agregou a Gerência de Formação de Professores.

Em 2017, a convite do prefeito Elinaldo Araújo, assumiu a gestão da Secretaria de Educação de Camaçari. A partir daí, está ajudando a construir um projeto educacional capaz de garantir o direito de aprender de todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade.

Paralelo a isso, nos últimos cinco anos, atuou como colunista da Revista Nossa Escola, dialogando com educadores de todo o Brasil sobre temáticas contemporâneas.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV