Imagem da notícias

Sociólogo Arilson Favareto palestra em programação do "Bahia no Clima" - LFTV

18 de julho de 2022

O sociólogo Arilson Favareto, Doutor em Ciência Ambiental, ministrará a palestra online “Economia Climática: Novos Paradigmas”, nesta terça-feira (19), às 10h, dentro da programação do “Bahia no Clima: Preparando os Municípios”. A transmissão será aberta ao público no YouTube do projeto.

Ao longo dos últimos 25 anos, Arilson, que é autor do livro “Paradigmas do Desenvolvimento Rural em Questão”, vem trabalhando num eixo temático denominado Transição Ecológica, que pressupõe o atendimento tópico de questões relacionadas a agendas setoriais, como a ambiental, agrícola/agrária e industrial, e uma mudança substantiva nas formas de relação entre sociedade e natureza.

“Para pensar em vetores de atuação capazes de operar este tipo de mudança no tempo presente é preciso olhar para as lições da trajetória recente e para os desafios do futuro. Um desenvolvimentismo verdadeiramente novo precisará superar os termos da experiência já vivida”, explica.

BAHIA NO CLIMA – O “Bahia no Clima: Preparando os Municípios” selecionou 10 cidades baianas interessadas em uma imersão nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções para superar os desafios atuais e futuros. O projeto, que tem patrocínio da Bahiagás, foi iniciado no dia 15 de julho e seguirá até outubro.

Coordenado por Virgílio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Leticia Moura, mestre pela UFBA em Engenharia Industrial com foco em Tecnologias Limpas, o programa colocará em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas.

A programação atenderá diretamente as cidades de Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba, que serão certificadas e receberão um evento dedicado a cada uma, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos seus territórios em termos de risco climático.

A intenção é que o projeto seja um passo importante para os municípios iniciarem os seus planos e ações estratégicos de mitigação e adaptação às mudanças do clima. O Bahia no Clima conta com parceria da TAOCA Cultura Ambiental, do Fórum Clima Salvador, INCT IN-TREE, ABES, CREA e patrocínio da BahiaGás e Governo do Estado da Bahia.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV