Imagem da notícias

Pan-Americano: Josué Lucas bate recorde brasileiro do arranco na disputa dos 73kg de Levantamento de Pesos - LFTV

27 de julho de 2022

Brasileiro terminou movimento com 141kg cumpridos, um a mais do que marca anterior; dia ainda teve Raquel Souza que igualou recorde nacional no arremesso

O terceiro dia de Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos foi encerrado com um recorde brasileiro quebrado e outro igualado em Bogotá, na Colômbia. Josué Lucas levantou 141kg no arranco e quebrou a marca anterior que era do próprio pesista nos 73kg masculino. Com a carga cumprida, ele ficou na quarta colocação do movimento. Além dele, a terça-feira (26) ainda contou com Raquel Souza nos 59kg feminino, que igualou o recorde nacional no arremesso.

Nos 73kg masculino, Josué Lucas tinha o segundo maior peso de entrada no arranco, ao lado do dominicano Julio Cedeño, com 135kg. O brasileiro, porém, já começou pedindo mais peso e foi para a plataforma com 136kg na barra, carga levantada com sucesso. Muita vibração do representante do Brasil em seu debute.

O pesista voltou à ação para tentar cumprir 141kg de peso. Ele foi perfeito no movimento e se colocou definitivamente na briga por um lugar no pódio, que era disputado por, além de Josué, mais outros quatro atletas. Além disso, com o levantamento, ele estabeleceu o novo recorde brasileiro no arranco (a marca antiga era de 140kg do próprio Josué, obtida no Campeonato Brasileiro deste ano em Sete Lagoas-MG).

Porém, para assegurar medalha ele precisava acertar a terceira tentativa de 144kg, o que acabou não acontecendo, terminando na quarta colocação da competência.

A primeira posição ficou com o mexicano Jorge Estrada, que cumpriu 145kg. O vice-campeonato foi de Julio Cedeño, da República Dominicana, com 144kg, enquanto o terceiro lugar foi ocupado pelo norte-americano Jacob Horst com 143kg.

No arremesso, Josué acabou não conseguindo um movimento válido. Primeiro, ele tentou 167kg e não cumpriu o estabelecido. Depois, subiu para 168kg e tornou a falhar. Por fim, ele voltou a tentar os 168kg, mas também não teve êxito.

O pódio do arremesso ficou com a primeira colocação ocupada pelo dominicano Julio Cedeño com 174kg, em segundo esteve o mexicano Jorge Estrada com 170kg e na terceira posição terminou Jonathan Martinez, também do México, com a mesma carga do compatriota, mas obtida apenas na última tentativa (Estrada levantou na primeira).

No total, o pódio foi idêntico ao do arremesso: Cedeño foi ouro com 318kg; Estrada, prata com 315kg; e Martinez, bronze com 310kg.

Raquel Souza iguala recorde nacional no arremesso

A disputa dos 59kg femininos contou com a brasileira Raquel Souza na plataforma. Ela terminou com a décima melhor campanha no total, a mesma no arranco e na 11ª no arremesso.

O ponto alto de sua participação foi na sua terceira tentativa do arremesso quando foi bem-sucedida em cumprir 108kg, a mesma carga do recorde brasileiro da categoria que é de Nicole Lagos, alcançada no Campeonato Brasileiro Adulto de 2018. Anteriormente, Raquel também teve sucesso no seu primeiro (100kg) e segundo arremesso (105kg).

A categoria foi vencida pela colombiana Yenny Alvarez, que ergueu 124kg. A prata foi conquistada pela norte-americana (Taylor Wilkins) e o bronze por Concepción Usuga (118kg), atleta da casa.

No arranco, a pesista foi para a primeira tentativa e foi bem no levantamento dos 80kg. Confiante, ela subiu quatro quilos para a sua volta à plataforma, conseguiu executar o movimento, mas de forma inválida. Raquel pediu 86kg para o seu derradeiro intento no arranco, porém acabou falhando.

A campeã do movimento foi novamente Yenny Alvarez, que executou 102kg e estabeleceu novo recorde pan-americano. A vice foi a colombiana Concepción Usuga (98kg) e a terceira colocada foi a venezuelana Genesis Rodriguez (94kg).

No total, a dominante Yenny ficou com o ouro geral (226kg). A outra anfitriã da sessão, Concepción, levou a prata (216kg) e Taylor, dos Estados Unidos, fechou o pódio (215kg). Raquel somou 188kg e ficou na décima posição.

O Brasil terá quatro representantes nas disputas femininas do Pan-Americano nesta quarta-feira (27). Primeiro, Amanda Souza entra em ação pelo grupo B dos 76kg, às 12h30 (de Brasília). Depois, Bruna Piloto compete no grupo A dos 64kg, às 17h30. Por fim, Amanda Schott busca bons resultados nos 71kg A, às 20h.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV