Imagem da notícias

Anvisa adia decisão sobre comercialização de autotestes para dengue - LFTV

20 de março de 2024

A decisão sobre a comercialização de autotestes no Brasil, que estava prevista para a reunião desta terça-feira (19) da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi adiada e retirada da pauta.

O diretor Daniel Pereira justificou a solicitação de retirada do item, argumentando a necessidade de prosseguir com os “alinhamentos” relacionados ao tema junto ao Ministério da Saúde.

Na semana anterior, o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, já havia mencionado que as negociações para a comercialização de autotestes para dengue estavam em andamento entre o ministério e a Anvisa.

Marília Santini, coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública do ministério, confirmou as tratativas com a Anvisa, esclarecendo que o teste rápido e o autoteste são essencialmente o mesmo dispositivo, diferindo apenas no modo de aplicação: o primeiro é realizado por um profissional de saúde, enquanto o segundo pode ser feito pelo próprio paciente.

Ela ressaltou que, ao contrário do cenário da covid-19, em que os autotestes contribuem para interromper a transmissão do vírus, o autoteste de dengue não desempenha esse papel, já que a doença é transmitida exclusivamente pela picada do mosquito Aedes aegypti.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV