
O candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) afirmou nesta terça-feira (15) que pretende processar o governador e adversário na disputa, Jerônimo Rodrigues (PT), por calúnia. A declaração foi feita durante entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, ao comentar informações relacionadas ao Banco Master.
Neto questionou a divulgação de um documento atribuído a uma suposta colaboração de Daniel Vorcaro, ex-controlador do banco, e alegou que o material teria sido vazado com objetivo eleitoral. A afirmação de que houve intenção de interferir na eleição representa a avaliação do candidato e não está comprovada pelas informações apresentadas.
“Eu vou processar o governador Jerônimo por calúnia, porque as matérias que foram veiculadas na semana passada de uma suposta relação do Daniel Vorcaro, que ninguém sabe se aconteceu. Foi um documento sem autoria, vazado a 20 dias da eleição, com o claro propósito de interferir no processo eleitoral”, declarou.
A relação de ACM Neto com o banco também passou a ser discutida após a divulgação de informações sobre R$ 3,6 milhões em pagamentos feitos a uma empresa de consultoria ligada ao candidato e à esposa dele, conforme relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) citado na reportagem.
Os pagamentos teriam ocorrido entre 2022 e 2024. Neto sustenta que o dinheiro corresponde a serviços de consultoria efetivamente prestados, em período no qual já não ocupava cargo público.
Segundo o candidato, havia contratos, emissão de notas fiscais e recolhimento de impostos. Ele afirmou ainda ter procurado a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF) para se colocar à disposição para prestar esclarecimentos.
Durante a entrevista, ACM Neto também apresentou propostas de governo. Na área de transporte público, prometeu retirar o ICMS sobre o combustível utilizado pelo sistema, com o objetivo de reduzir custos e tentar diminuir o preço das passagens.
O candidato também propôs um programa de renovação da frota de ônibus no primeiro ano de uma eventual gestão, com veículos novos e climatizados, defendendo que o investimento não seja repassado aos passageiros.
Na saúde, Neto apresentou o chamado “Pix Saúde”, proposta de credenciamento de hospitais privados e filantrópicos para receber pacientes do SUS quando não houver disponibilidade na rede pública. Pelo modelo apresentado pelo candidato, o governo estadual pagaria diretamente às instituições após a comprovação do atendimento.
Neto citou áreas como oncologia, ortopedia, urgência e emergência e afirmou que seria criada uma tabela própria de remuneração para estimular a adesão dos hospitais.
ACM Neto também foi questionado sobre sua relação com o empresário José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, alvo de investigações envolvendo suspeitas de fraudes em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos.
O candidato afirmou que é preciso separar relações pessoais das investigações e defendeu que eventuais irregularidades sejam apuradas. Segundo Neto, quem tiver responsabilidade deve responder pelos atos, enquanto pessoas sem envolvimento devem ter a honra preservada.
Ao final da entrevista, o candidato afirmou que pretende concentrar a campanha na apresentação de propostas e reforçou o discurso de atuar nos 417 municípios da Bahia caso seja eleito.

Compartilhar Notícia