Camaçari tem o maior crescimento populacional da Região Metropolitana

cidade de Camaçari teve um crescimento populacional de 1,84% no período de um ano, sendo o maior índice da região metropolitana e o 3º do estado, chegando à estimativa de 299.132 pessoas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira (28).

Como impacto positivo, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, arquiteto e urbanista, Genival Seixas, destacou a diversificação da economia. “Não tem a matriz econômica única e exclusivamente voltada para indústria, começa a fortalecer o setor de comércio e serviços e também o turismo. O aumento populacional vai exigir a ampliação das ofertas de lazer, com áreas verdes maiores, parques, e vão ter mais visitas às praias e restaurantes”.

O crescimento é provocado pelas pessoas que nascem e das que vem trabalhar e viver no município, a exemplo da Costa de Camaçari que conta com uma importante expansão imobiliária. Com isso, surgem demandas de serviços públicos e privados. “O aumento da demanda populacional fomenta o comércio, por isso que o Atakarejo, o Assaí e o Atacadão vieram pra cá. Estão percebendo que há uma vertente de crescimento urbano no sentido de Camaçari, que começa a receber grandes empresas nacionais”, destacou o titular da pasta.

Se a cidade continuar neste ritmo, em dez anos deverá chegar a cerca de 360 mil habitantes. Pensando nisso, uma das ações realizadas pela Prefeitura é a discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que faz um diagnóstico de como se encontra a cidade, a avaliação das tendências e discute com a sociedade civil o futuro do município.

Na perspectiva do crescimento populacional, o desafio do poder público é distribuir com equidade os serviços para a sociedade. Para isso, a Prefeitura de Camaçari já vem trabalhando com o fortalecimento das estruturas públicas, como a reforma das escolas, que chegará a todas as 102 no próximo ano, e a requalificação de 35 unidades saúde, além da ampliação da oferta de qualificações para a população, as obras de mobilidade urbana, como a duplicação do viaduto, o aumentando dos benefícios sociais, dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram