Imagem da notícias

Camaçari tem o maior crescimento populacional da Região Metropolitana - LFTV

30 de agosto de 2019

cidade de Camaçari teve um crescimento populacional de 1,84% no período de um ano, sendo o maior índice da região metropolitana e o 3º do estado, chegando à estimativa de 299.132 pessoas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quarta-feira (28).

Como impacto positivo, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, arquiteto e urbanista, Genival Seixas, destacou a diversificação da economia. “Não tem a matriz econômica única e exclusivamente voltada para indústria, começa a fortalecer o setor de comércio e serviços e também o turismo. O aumento populacional vai exigir a ampliação das ofertas de lazer, com áreas verdes maiores, parques, e vão ter mais visitas às praias e restaurantes”.

O crescimento é provocado pelas pessoas que nascem e das que vem trabalhar e viver no município, a exemplo da Costa de Camaçari que conta com uma importante expansão imobiliária. Com isso, surgem demandas de serviços públicos e privados. “O aumento da demanda populacional fomenta o comércio, por isso que o Atakarejo, o Assaí e o Atacadão vieram pra cá. Estão percebendo que há uma vertente de crescimento urbano no sentido de Camaçari, que começa a receber grandes empresas nacionais”, destacou o titular da pasta.

Se a cidade continuar neste ritmo, em dez anos deverá chegar a cerca de 360 mil habitantes. Pensando nisso, uma das ações realizadas pela Prefeitura é a discussão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que faz um diagnóstico de como se encontra a cidade, a avaliação das tendências e discute com a sociedade civil o futuro do município.

Na perspectiva do crescimento populacional, o desafio do poder público é distribuir com equidade os serviços para a sociedade. Para isso, a Prefeitura de Camaçari já vem trabalhando com o fortalecimento das estruturas públicas, como a reforma das escolas, que chegará a todas as 102 no próximo ano, e a requalificação de 35 unidades saúde, além da ampliação da oferta de qualificações para a população, as obras de mobilidade urbana, como a duplicação do viaduto, o aumentando dos benefícios sociais, dentre outros.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV