Imagem da notícias

Confira a programação da Festa de Iemanjá que acontece no domingo - LFTV

30 de janeiro de 2020

Uma das principais manifestações religiosas celebradas em Salvador, a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, é também uma grande celebração em Lauro de Freitas há 20 anos.

No domingo, às 6h, haverá uma alvorada de fogos de artifício, ás 07h é aberto o caramanchão para o recebimento dos presentes .

No encontro do rio com o mar de Buraquinho, às 10h, terreiros de todos os bairros do município sairão para entregar suas homenagens. Cinco embarcações oficiais e dez lanchas de apoio de pescadores participarão da procissão marítima. Equipes salva-vidas e guardas municipais darão suporte durante as entregas.

As apresentações culturais serão iniciadas às 13h, com shows das bandas Samba do Pretinho, Jorge da Goméia e Sentimento de Posse. A festa de Iemanjá é organizada pela Secult em parceria com os terreiros do município. Em Lauro de Freitas, o festejo para a grande mãe dos pescadores é mantido há mais de 20 anos.

A Festa de Iemanjá é organizada pela Colônia de Pescadores Z57 e conta com apoio da Prefeitura. O dia também é marcado por diversas manifestações culturais, como rodas de capoeira, samba de roda e grupos de bairro.

Tradição renovada – Uma série de superstições ronda a celebração. Por exemplo, se o presente for encontrado na beira da praia é porque a divindade não gostou da oferta. Todos os anos, é preparado um presente principal pelos pescadores, que só é revelado no dia das homenagens.

Nos últimos anos, aliás, campanhas de conscientização têm sido realizadas para a preservação do meio ambiente durante a entrega desses presentes. A recomendação é de que as pessoas adotem presentes biodegradáveis, como uma forma de cuidado com a natureza. Entre os exemplos de atitudes sustentáveis estão o uso de flores naturais e despejo de perfume sem jogar o frasco no mar.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV