Imagem da notícias

França proibirá esmagar pintinhos vivos, prática comum na UE - LFTV

31 de janeiro de 2020

A França proibirá, a partir do final de 2021, esmagar pintinhos vivos, uma prática controversa, mas que se estende pela indústria avícola na União Europeia. A determinação partiu do ministro da Agricultura, Didier Guillaume, que fez o anúncio na quarta-feira, 29.

O objetivo, segundo ele, é obrigar as empresas a deixarem de utilizar essa prática. A cada ano na França, cerca de 50 milhões de filhotes machos são sacrificados poucas horas depois de nascer, uma vez que a indústria avícola não considera rentável alimentá-los.

Guillaume também anunciou que, no mesmo prazo, o país proibirá a castração de leitões sem anestesia, outra medida reivindicada pelos ativistas dos direitos dos animais. “Está a questão do bem-estar dos animais. Mas também do criador. Não conheço nenhum criador que queira que seus animais sejam maltratados”, disse.

O ministro também anunciou que a França se unirá à Espanha e Alemanha para colocar em prática um sistema de rotulagem sobre o bem-estar dos animais a partir do próximo ano. A produção de ovos requer a incubação de milhões de pintinhos a cada ano. As fêmeas são vendidas a granjeiros particulares ou a grandes granjas.

Já os machos desenvolvem muito menos carne do que os chamados ‘frangos de corte’ criados especialmente para serem comidos. Como resultado, os produtores estimam que não é rentável criar os filhotes machos e, no geral, as aves são sacrificadas depois da incubação, seja esmagando-as ou asfixiando-as com dióxido de carbono. Os restos são utilizados como alimento para outros animais.

O mais alto tribunal administrativo da Alemanha, onde são abatidos anualmente 45 milhões de pintinhos machos, decidiu em junho que a matança desses animais poderia continuar na indústria avícola até que fosse encontrado um método para determinar o sexo da ave ainda no ovo.

Uma diretiva da União Europeia de 2009 autoriza a trituração desde que cause a morte “imediata” dos pintinhos em menos de 72 horas de vida.

Estadão

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV