Piscicultores de Camaçari começam a receber alevinos

Mais uma ação de fortalecimento ao homem do campo foi realizada em Camaçari na manhã desta quinta-feira (6/2). É que aconteceu o primeiro peixamento de 2020, possibilitado pela parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e a Bahia Pesca. Ao todo, foram distribuídos 100.500 alevinos, da espécie tambaqui, para cerca de 80 piscicultores, de nove comunidades.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, explicou a intenção da Prefeitura em realizar essa parceria. “Com esta ação, fortalecemos os piscicultores. E, por determinação do prefeito Elinaldo Araújo, estamos criando outras fontes de geração de emprego e renda, seja na agricultura, pecuária ou piscicultura. Um estudo ainda está sendo realizado para que a Prefeitura também produza alevinos para distribuir”.

Já o engenheiro de pesca e coordenador da Estação de Piscicultura Joanes II, Felipe Vieira, destacou a importância da iniciativa. “Por uma oferta de proteína de boa qualidade, magra, na mesa. É uma oportunidade de uma fonte de renda alternativa para as pessoas que vivem da agricultura familiar, também um incentivo a aquicultura, da criação de peixes que ainda é pouco difundida na nossa região”.

Apenas a espécie tambaqui foi solicitada por atender melhor ao produtor local. O piscicultor de Vila de Abrantes, José Dias de Melo, 83 anos, todo ano recebe os alevinos e aprovou a iniciativa. “É legal! A gente tem de pegar porque esses peixes não se reproduzem, para manter a produção. É muito importante”, afirmou ele, que ainda tem plantios na fazenda.

Outras distribuições ainda serão realizadas e a perspectiva é que totalizem cerca de 450 mil alevinos.  Depois da entrega, a Sedap faz o acompanhamento técnico da criação de peixes. A distribuição de alevinos ocorre anualmente e em 2019 foram 300 mil. Atualmente, Camaçari tem 450 viveiros cadastrados em 31 comunidades atendidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram