Depois de passar a protagonizar as propagandas de televisão e rádio do Atakarejo, supermercado do qual é dono e fundador, o empresário Teobaldo Costa agora também aparece nos outdoors da rede.

Na Avenida Paralela, via utilizada por parte considerável dos moradores de Lauro de Freitas para irem a Salvador e vice-versa, são várias as peças com a imagem de Teobaldo e seu nome o apresentando.

O milionário é pré-candidato declarado a prefeito de Lauro, conforme ele mesmo anunciou nesta segunda-feira (02), em entrevista à rádio Metrópole. Nos últimos meses, Teobaldo tem usado as propagandas do supermercado para se tornar conhecido do grande público.

Como não é comum que os donos dos estabelecimentos apareçam em suas respectivas propagandas, a decisão do empresário tem gerado questionamentos relacionados à sua legalidade.

Especialista em direito eleitoral, Neomar Filho afirmou ao bahia.ba que não viu nenhum ato ilícito na peça publicitária do supermercado. O advogado, no entanto, pondera que a prática, em época da campanha, pode culminar em penalidade ao empresário, caso ele participe da eleição.

“O que ele está fazendo é uma promoção pessoal, mas não necessariamente há finalidade eleitoral. Como a gente não está em ano de eleição, a pré-campanha fica muito nebulosa, no sentido de que não há fiscalização sobre a utilização de recursos, por exemplo, ou à modalidade com a qual essa promoção pessoal é feita”, disse Neomar.

“Se estivéssemos em ano eleitoral, certamente ele sofreria alguma representação com essa conduta. A princípio, ele é empresário, tem um negócio, e o que ele fez foi divulgar o negócio dele. Em tese, pela legislação, ele não é penalizado por esse fato. Obviamente que pode chamar atenção do Ministério Público ou de outros pré-candidatos”, afirma o advogado.

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