Imagem da notícias

Jaques Wagner propõe Salário Quarentena de três salários mínimos - LFTV

30 de março de 2020

O senador Jaques Wagner (PT-BA) protocolou, juntamente com os demais senadores petistas, projeto de lei que cria o Salário Quarentena, para garantir renda a 30 milhões de trabalhadores no período de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Trata-se do maior programa de garantia de renda da história, uma vez que concede proteção integral a todos os empregados formalizados que ganham até três salários mínimos, ou seja, 80% dos trabalhadores brasileiros. Proposta semelhante foi protocolada por parlamentares petistas na Câmara. 

Pelo projeto, o governo deverá pagar 75% do salário a todos os trabalhadores com carteira assinada por empresas alcançadas pelas medidas de suspensão compulsória total das atividades ou de redução das suas atividades. Para aqueles que trabalham em Micro e Pequenas Empresas inscritas no Simples, o governo deverá pagar 100% do salário. Já para os trabalhadores de médias e grandes empresas, o governo pagará 50% do salário. O valor tem como limite, em todos os casos, o valor mensal de R$ 3.135 (três salários mínimos).


 
Segundo Wagner, é fundamental garantir renda a todos os brasileiros que vivem de seu trabalho e sofrerão os impactos da queda da atividade econômica neste período de enfrentamento à pandemia. “As medidas anunciadas pelo governo até aqui são ineficientes para a proteção da população”, afirmou o parlamentar. “É de extrema relevância prever políticas emergenciais, voltadas a garantir o emprego e a renda da população empregada e evitar que se somem aos milhares de desempregados”, concluiu.

CRÉDITO PARA EMPRESAS

Um segundo projeto protocolado pelo grupo propõe a criação de uma linha especial de R$ 300 bilhões do Banco Central para assegurar os empregos, com garantia de capital às micro, pequenas, médias e grandes empresas. A proposta assegura recursos às empresas em condições especiais — juro fixo, limitado à Selic no momento de concessão do crédito, com carência de 24 meses e pagamento a ser feito a partir de 2022, parcelado em 60 meses. No caso do empréstimo para pagamento de folha de empresas maiores a quem ganha acima de três salários mínimos, a ideia é que o dinheiro seja creditado diretamente na conta do trabalhador.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV