Imagem da notícias

Conquista: Comércio volta a funcionar com revezamento de horários; Secretário Estadual desaprova medida - LFTV

6 de abril de 2020

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste, publicou novo decreto em que permite a reabertura de lojas do comércio com período escalonado. Segundo informou na manhã desta segunda-feira (6) ao Bahia Notícias o prefeito Herzem Gusmão, a determinação é que enquanto alguns setores do comércio abrem pela manhã, outros atuam pela tarde.

“Pegamos o setor de lojas atacadista e varejista de lojas e fizemos dois turnos, com seguimentos. Um seguimento funciona de 8h até 13, e o outro seguimento funciona de 13h até 18h. Por exemplo, se calçados e confecções funcionam pela manhã, não vão funcionar pela tarde. Vão abrir livraria, papelaria, eletrodomésticos”, detalhou.

AGLOMERAÇÃO

Segundo o prefeito, o problema de aglomeração não é do comércio de pequeno e médio porte e, sim, de estabelecimentos maiores, como bancos. Herzem disse que ele mesmo flagrou na manhã desta segunda uma aglomeração. “Onde eu vi aglomeração foi na Caixa Econômica Federal. Parecia que ia ter uma festa ou jogo de futebol na Fonte Nova entre Bahia e Vitória”, disse Gusmão.

Para o prefeito, o caso é diferente no comércio de porte menor, principalmente o situado no centro histórico da cidade, com lojas de roupas, calçados, óticas, entre outros. O novo decreto que escalona o comércio da cidade tem validade por uma semana, podendo ser prorrogado ou revogado. Uma avaliação, segundo o prefeito, será feita para decidir o novo decreto.

Secretário Estadual desaprova

O secretário da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou o fato de algumas cidades da Bahia abrirem os seus comércios a partir dessa semana. Cidades como Barreiras e Vitória da Conquista vão retomar as atividades e o temor é que a retomada cause aglomerações que espalhem o novo coronavírus.

“Acho muito ruim. Conversei com o prefeito de Vitória da Conquista e infelizmente ele está confiante que vai colocar máscara em 100% das pessoas e vai identificar 100% das pessoas. Mudou o horário de funcionamento, mas não acredito que vai funcionar. Conclamo o povo de Vitória da Conquista a não sair de casa. Essa é uma das semanas mais críticas. Os casos vão aumentar e Vitória da Conquista é um dos principais centros. Se a população estiver me ouvindo, não vá para a rua e nem para o comércio”,

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV