Prefeitura entrega Pronto Atendimento para atender pacientes com sintomas gripais

A Prefeitura de Lauro de Freitas entregou, na tarde desta quarta-feira (15), o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga. A unidade, que funcionará sob esquema de plantão 24h com acolhimento exclusivo a pacientes que apresentem quadros respiratórios ou sintomas gripais, opera pelo sistema “porta aberta”, realizando a triagem dos casos, estabilização, ou regulando para hospitais do estado.

“Estamos entregando este PA considerando o momento em que estamos vivendo, nós entendemos a urgência do que está acontecendo no mundo e este espaço está sendo aberto para que o cidadão possa receber os atendimentos necessários”, enfatizou a prefeita Moema Gramacho.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, alertou quanto à gravidade dos sintomas respiratórios e gripes. “Nós temos que passar a condição gripal de outra maneira, a gripe é seria, não é só uma gripezinha como estamos acostumados a dizer. Nesta unidade há protocolo de atendimento que inclui transferência de pacientes para hospitais onde poderemos internar na enfermaria ou UTI, e os profissionais estão treinados para evitar contaminação”, frisou.

O equipamento construído e equipado com recursos do tesouro municipal, contrapartida social e emendas parlamentares, possui quatro consultórios, sala de inalação, sala de coleta, sala de hidratação, sala de isolamento e sala vermelha. A unidade possui sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados. Todos os leitos possuem suporte de oxigênio sendo três para ventilação mecânica invasiva.
De acordo com o coordenador de combate ao coronavírus, Vidigal Cafezeiro, o objetivo é diminuir as entradas nas UPAs e PAs identificando os pacientes com dificuldades respiratórias e separando-os dos demais casos de emergência. “Os pacientes serão triados. Aqueles que apresentarem sintomas gripais terão o atendimento nesta unidade, os demais casos serão encaminhados para as outras unidades de urgência e emergência no município”, disse.
No PA Santo Amaro de Ipitanga as salas de isolação são direcionadas separadamente para homens, mulheres e crianças. “Essa é uma unidade de suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde podemos aferir pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio. Além disto, contamos com uma sala para realização de exame de raio X”, informou a secretária municipal de Saúde, Maria Isabel Andrade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram