Imagem da notícias

Prefeitura entrega Pronto Atendimento para atender pacientes com sintomas gripais - LFTV

16 de abril de 2020

A Prefeitura de Lauro de Freitas entregou, na tarde desta quarta-feira (15), o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga. A unidade, que funcionará sob esquema de plantão 24h com acolhimento exclusivo a pacientes que apresentem quadros respiratórios ou sintomas gripais, opera pelo sistema “porta aberta”, realizando a triagem dos casos, estabilização, ou regulando para hospitais do estado.

“Estamos entregando este PA considerando o momento em que estamos vivendo, nós entendemos a urgência do que está acontecendo no mundo e este espaço está sendo aberto para que o cidadão possa receber os atendimentos necessários”, enfatizou a prefeita Moema Gramacho.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, alertou quanto à gravidade dos sintomas respiratórios e gripes. “Nós temos que passar a condição gripal de outra maneira, a gripe é seria, não é só uma gripezinha como estamos acostumados a dizer. Nesta unidade há protocolo de atendimento que inclui transferência de pacientes para hospitais onde poderemos internar na enfermaria ou UTI, e os profissionais estão treinados para evitar contaminação”, frisou.

O equipamento construído e equipado com recursos do tesouro municipal, contrapartida social e emendas parlamentares, possui quatro consultórios, sala de inalação, sala de coleta, sala de hidratação, sala de isolamento e sala vermelha. A unidade possui sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados. Todos os leitos possuem suporte de oxigênio sendo três para ventilação mecânica invasiva.
De acordo com o coordenador de combate ao coronavírus, Vidigal Cafezeiro, o objetivo é diminuir as entradas nas UPAs e PAs identificando os pacientes com dificuldades respiratórias e separando-os dos demais casos de emergência. “Os pacientes serão triados. Aqueles que apresentarem sintomas gripais terão o atendimento nesta unidade, os demais casos serão encaminhados para as outras unidades de urgência e emergência no município”, disse.
No PA Santo Amaro de Ipitanga as salas de isolação são direcionadas separadamente para homens, mulheres e crianças. “Essa é uma unidade de suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde podemos aferir pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio. Além disto, contamos com uma sala para realização de exame de raio X”, informou a secretária municipal de Saúde, Maria Isabel Andrade.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV