Imagem da notícias

Sesab se posiciona sobre Marina Riverside - LFTV

23 de abril de 2020

Contrariando a lei número 1330, de dezembro de 2008, que institui o plano diretor de desenvolvimento municipal de Lauro de Freitas ( ver aqui), onde no artigo 7, inciso 5, trata o Marina Riverside como ZPT5, ” ZONAS PREDOMINANTEMENTE TURÍSTICAS (ZPT) – zonas ao longo da orla atlântica e ao longo do Rio Joanes, onde deverão ser estimulados empreendimentos turísticos e hoteleiros, bem como a criação de parques, sempre em consonância com os princípios de preservação ambiental”, o governo estadual adquiriu em 2019 o antigo Hotel Marina riverside para a implantação de um hospital.

No ano passado, o secretário Fábio Vilas-Boas, afirmou que o estado faria adaptações na estrutura do antigo Hotel Marina Riverside para se tornar um hospital de cuidados prolongados. “A unidade será dedicada a pessoas que precisam de internação mais prolongada a fim de que possam se recuperar completamente. Este será o Hospital da Costa dos Coqueiros”, afirma o secretário.

Pândemia

Com a pândemia, a reforma do Hotel Riverside, foi antecipada e iria receber pacientes de baixa complexidade, para ajudar a desafogar os hospitais de referência no combate à Covid-19.

Mudança de planos

O imbróglio piorou, após o secretário de saúde estadual mudar os planos e anunciar que o antigo hotel, não será mais de cuidados prolongados, mas um hospital para atender pacientes infectados com o coronavírus. A decisão tem deixado os moradores do condomínio Riverside, que abriga mais de 5 mil pessoas, apreensivos.

Em documento enviado ao site Bahia Notícias, o síndico Francisco Hermida Bisneto fez questionamentos sobre a estrutura do local, para receber as pessoas enfermas e reclamou da falta de contato com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Apesar de não ter sido inaugurada, a estrutura está pronta, conforme publicação do secretário Fábio Vilas-Boas.

“Com a alteração da finalidade do hospital, foi solicitado reunião no ano de 2020 com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, porém não houve resposta”, relata. O síndico também aponta a suposta falta de materiais essenciais para tratar os infectados. Vale lembrar que Vilas-Boas indicou que o Riverside vai servir para recuperação clínica.

Ainda é citado a falta de “projeto ou mapeamento de fluxo para entrada e saída de ambulâncias, colaboradores da área de saúde, retirada de resíduos, ausência de esgotamento e pacientes portadores do vírus”.

“A palavra que resume toda a situação é medo”, encerra.

A Secretaria da Saúde da Bahia afirmou que “a unidade em questão tinha sido adquirida há mais de um ano e desde então, estava em curso a elaboração do projeto para adequação da estrutura hoteleira em uma estrutura hospitalar”.

Ainda segundo o órgão, as avaliações e apontamentos sobre as plantas, bem como as licenças são responsabilidade da vigilância sanitária estadual e o hospital tem garantia de condições necessárias de segurança para profissionais e pacientes.

“A comunidade do entorno pode ficar tranquila com as condições epidemiológicas e sanitárias da instituição, pois seguimos todos os protocolos relacionados ao coronavírus (Covid-19)”, finaliza.

Com informações do Bahia Notícias

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV