Imagem da notícias

STF rejeita pedido de apreensão de celular de Bolsonaro - LFTV

2 de junho de 2020

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu rejeitar o pedido de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), feito por partidos da oposição, com o intuito de coletar provas sobre a suposta interferência na Polícia Federal (PF), acusada pelo ex-ministro Sergio Moro.

“Pedido não conhecido, por ausência de legitimidade ativa dos noticiantes”, concluiu o ministro Celso de Mello, em sua decisão. Além do presidente, o pedido de apreensão para perícia incluía o filho Carlos Bolsonaro, Maurício Valeixo, Sergio Moro e Carla Zambelli.

Celso de Mello, contudo, fez uso do despacho para mandar um recado ao presidente, que chegou a dizer que não entregaria o celular, caso fosse solicitado. “Contestar decisões judiciais por meio de recursos ou de instrumentos processuais idôneos, sim; desrespeitá-las por ato de puro arbítrio ou de expedientes marginais, jamais, sob pena de frontal vulneração ao princípio fundamental que consagra, no plano constitucional, o dogma da separação de poderes”.

O ministro diz ainda que “na realidade, o ato de insubordinação ao cumprimento de uma decisão judicial, monocrática ou colegiada, por envolver o descumprimento de uma ordem emanada do Poder Judiciário, traduz gesto de frontal transgressão à autoridade da própria Constituição da República”.

Para o decano do STF, Bolsonaro estaria sujeito a crime de responsabilidade em caso de recusa. “É tão grave a inexecução de decisão judicial por qualquer dos Poderes da República (ou por qualquer cidadão) que, tratando-se do Chefe de Estado, essa conduta presidencial configura crime de responsabilidade, segundo prescreve o art. 85, inciso VII, de nossa Carta Política, que define, como tal, o ato do Chefe do Poder Executivo da União que atentar contra “o cumprimento das leis e das decisões judiciais” (grifei)”. Com informações da Folha de S.Paulo.

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV