Imagem da notícias

Lauro de Freitas: O fim de semana de vacinação aplicou 1ª dose em 397 idosos - LFTV

28 de fevereiro de 2021

Nem mesmo a manhã nublada deste domingo (28) desanimou os idosos de 82 anos ou mais que foram a um dos três drivers-thru, montados em locais estratégicos de Lauro de Freitas, para receber a primeira dose da vacina da Oxford contra o coronavírus. A gestão municipal manteve o esquema de vacinação no final de semana e imunizou 397 idosos neste sábado e domingo. 

Nesta segunda-feira (01/03), além da vacinação de idosos com idade acima de 80 anos, Lauro de Freitas aplica a segunda dose em idosos que receberam a primeira dose nos dias 28 e 29 de janeiro e 1º de fevereiro. Os idosos que vão receber o reforço devem levar a carteirinha de vacinação para comprovar a data da primeira imunização.

Idosos comemoram

Entre as pessoas vacinadas hoje estava Dilma Gramacho, irmã mais velha da prefeita Moema Gramacho. A idosa de 82 anos, foi receber a primeira dose da imunização acompanhada da prefeita, filhos e netos.

“Eu já estava me sentindo feliz e realizada em ver tantas pessoas sendo protegidas, agora a felicidade está completa em poder vacinar minha irmã”, comemorou Moema, lembrando que mesmo após o processo de vacinação é necessário que as pessoas mantenham o distanciamento e usem máscara. “Esse é só o começo, a segunda dose garante a proteção completa, por isso é importante manter os cuidados”, frisou. 

Sorridente, Alexandre Magno, 84 anos, não escondia a satisfação em ser imunizado. ” A palavra que me define é radiante! Eu estou radiante! Enfim, iremos nos livrar deste vírus”, disse ao receber a proteção. O aposentado estava acompanhado da sua cunhada, Jerusa Silva, de 82 anos, que também celebrou o momento. “Não via a hora dessa vacina chegar, graças a Deus e a ciência vamos vencer. Agora é esperar e acreditar que essa imunização chegará a todos e voltaremos a nossa vida normal”, disse.

A dona de casa Rute Santos, 83 anos, faz planos para visitar os parentes em São Paulo. “Já tomei minha vacina, vou ver meus filhos”, disse, mas logo foi alertada pela irmã mais nova que a acompanhava. “Só poderá ir depois da segunda dose”, lembrou sorrindo. As duas acompanhavam dona Célia Maria, de 92 anos, primeira da família a ser imunizada. 

Quem não pode ser imunizado

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde, Regina Coeli, pessoas do grupo prioritário com histórico de alergias aos componentes das vacinas devem estar alerta e buscar orientação médica.

Segundo a bula da Coronavac, são sinalizados como itens de composição do imunizante: hidróxido de alumínio e hidrogenofosfato dissódico. Da vacina de Oxford, os componentes são: cloridrato de L-histidina monoidratado, cloreto de magnésio hexaidratado, polissorbato 80, etanol e sacarose por exemplo. 

Regina lembra que pacientes oncológicos devem apresentar relatório médico para receber a imunização. “Pessoas apresentando febre, coriza ou tosse só devem ser vacinadas após o desaparecimento dos sintomas gripais”, informou. 

Segunda dose 

A partir desta segunda-feira (29), os idosos acima de 90 anos, vacinados com a Coronavac em janeiro, receberão a segunda dose para reforço da imunização. “O idoso pode se dirigir a qualquer um dos três drive-thru  – – Pedro Paranhos em Portão, Ginásio do Aracui, e Colégio 2 de Julho na Itinga – munidos de RG e cartão de vacinação que deve conter o registro da primeira dose e a data marcada para o reforço. Cerca de 450 pessoas são esperadas para receber a segunda dose”, explicou o secretário municipal de Saúde, Augusto César.

Vacinação para idosos com 80 anos ou mais

A imunização contra a covid-19 acontece nesta segunda-feira (29) nos três driver-thru para idosos com 80 anos ou mais. Para receber a proteção da Oxford é necessário apresentar RG, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. Idosos acamados podem receber a vacina em suas residências através de agendamentos que podem ser feitos pelo telefone 3369-9922. 

logo LFTV
Homem lendo jornal

Compartilhar Notícia

Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...

Mídia sociais

Como Chegar


Av. Praia de Guarujá, nº 865. Edf. Guaruja Business.
Bairro: Vilas do Atlântico, cidade: Lauro de Freitas - Bahia.
CEP:42707-650
logo LFTV